Título: Consultoria de seleção desembarca no Brasil
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/08/2006, EU & Investimentos, p. D6

consultoria inglesa de recrutamento de executivos Hays dá início às suas operações no Brasil esta semana, movimento que faz parte da estratégia de expansão mundial da consultoria e marca a sua entrada na América Latina. À frente da subsidiária está Luiz Valente, ex-diretor da Michael Page, um de seus principais concorrentes. Especializada na seleção de profissionais de média e alta gerência, a Hays inicialmente atuará no país com foco em quatro divisões: finanças, vendas e marketing, engenharia e manufatura e logística.

A meta, segundo Valente, é criar em até cinco anos mais três unidades de negócios. "Pretendemos trazer as divisões de tecnologia da informação e recursos humanos, que possuem grande demanda", diz. Na Inglaterra, a empresa conta com 25 divisões. Além disso, os planos para o Brasil até 2011 envolvem a abertura de três filiais em outras cidades e chegar a 100 funcionários - hoje, esse número é de 10. Mark Bowden, diretor geral da Hays para Ibéria e mercado latino-americano, destaca que o Brasil possui um enorme espaço para a expansão na área de recrutamento de executivos. "A estabilidade econômica e política, somada ao fato ser o principal centro de negócios da região, contribuíram para a decisão de aportamos aqui", diz.

A vinda ao Brasil é o primeiro passo da companhia que pretende entrar em outros países da região dentro em breve. "Nosso diferencial é adotarmos um modelo voltado 100% no risco, ou seja, só cobramos do cliente quando fazemos de fato a colocação do profissional na empresa e nunca antes, como é feito tradicionalmente pelas outras consultorias", diz Bowden. A Hays está presente em 21 países, é dona de um faturamento de R$ 8 bilhões e conta com seis mil profissionais no mundo todo. De acordo com ele, o mercado de procura ou seleção de executivos é um dos mais promissores e só nos Estados Unidos fatura US$ 21 bilhões. (AG)