Título: Tucano enfrenta desconhecimento do eleitor carioca
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 09/08/2006, Política, p. A6

Geraldo para uns, Alckmin para outros. O candidato do PSDB à Presidência da República mostrou ontem, no Rio de Janeiro, que provavelmente terá de percorrer um longo caminho para se tornar conhecido entre o eleitorado carioca. O tucano aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, no Estado, atrás da senadora Heloísa Helena, do P-SOL, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aos gritos de "Geraldo, Geraldo, Geraldo", o candidato foi recebido ontem com festa por cerca de 500 crianças, no Madureira Esporte Clube, na Zona Norte do Rio. Acompanhado do candidato do PSDB ao governo estadual, Eduardo Paes, o tucano ganhou camisetas das crianças. Os meninos participam de projetos sociais esportivos mantidos por lideranças do PSDB no Estado.

Apesar de as crianças terem lotado o campo de futebol à espera do candidato, as arquibancadas do estádio permaneciam quase vazias. Alguns poucos militantes agitavam bandeiras com o nome de Alckmin e de Paes (PSDB). Um dos jovens contou ao Valor que recebe R$ 25 por dia para trabalhar de segunda a segunda de 7h às 17h. "Dá para sobreviver. Vou votar no Geraldão", disse ele.

Depois da ida ao clube, o tucano seguiu para o Mercadão de Madureira, centro de comércio popular. Nos corredores do mercado, a receptividade das pessoas ao candidato foi baixa. Muitas delas nem sabiam com quem estavam falando. "Quem é esse mesmo?", questionou um lojista para o funcionário. "É o governador de São Paulo", respondeu.

Alckmin percorreu os corredores do mercadão por cerca de 50 minutos. Cumprimentou eleitores, brincou com crianças e ainda fez uma parada para um cafezinho no "Tio Tuninho Lanches". "Café aprovado", brincou o tucano. As garçonetes da lanchonete apertaram a mão do candidato, tiraram fotos mas admitiram que não conheciam o tucano. "Quem é ele mesmo? É candidato à Presidência? Não conhecia, mas achei-o simpático. Quem sabe não voto nele", brincou uma das funcionárias do bar.

Mais de uma vez, eleitores correram para cumprimentar Paes sem se dirigir à Alckmin. O postulante ao governo estadual, no entanto, rapidamente apresentava o candidato ao eleitor. "Esse é o Geraldo. Votem 45", afirmou Paes. Alckmin intensificou a campanha no Rio, na tentativa de ampliar o corpo-a-corpo com eleitores. Depois de percorrer o mercado popular, o candidato comemorou a receptividade do público e afirmou que a campanha ainda está começando. "No Rio, nós temos uma avenida para crescer. Campanha é convencimento, não se obriga, se conquista. Esse é o bom caminho", afirmou.