Título: Visa cresce 22% e movimenta R$ 50,8 bi
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2007, Finanças, p. C9

Os brasileiros nunca usaram tanto os cartões de crédito e débito da Visa para pagar compras. Os plásticos da bandeira movimentaram R$ 50,8 bilhões no primeiro semestre, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. A bandeira respondeu por 63% das operações do mercado. No caso dos cartões de débito, a participação chegou a 71%, segundo dados do balanço das operações da Visa no primeiro semestre.

Segundo Eduardo Chedid, vice-presidente da Visa do Brasil, no mercado de débito (com os cartões Visa Electron), houve o crescimento tanto da ativação do cartão (quando o cliente usa pela primeira vez o plástico) quanto o aumento das transações com os cartões já ativados. A média de operações por mês subiu de 5,2 para 5,7.

Apesar do crescimento do débito, ainda há espaço para crescer mais, avalia Chedid. Na Espanha, por exemplo, são feitas em média 13 transações mensais por cliente com o débito. No Brasil, a Visa fechou o mês de junho com 103 milhões de cartões de débito, que movimentaram R$ 17,8 bilhões no semestre, um crescimento de 23% em relação a 2005.

O débito já representa 35% do faturamento da Visa no Brasil. Em número de cartões, a participação é ainda maior: 44% do total dos plásticos.

Nos cartões de crédito, Chedid avalia que ainda há espaço para crescimento. "As pessoas acham que o segmento já atingiu a maturidade, mas os números ainda mostram que há espaço", disse. Só em cartões emitidos, houve aumento de 15%, chegando a 34 milhões de plásticos. Os cartões movimentaram R$ 33 bilhões no semestre, alta de 22%. A bandeira detém 59% do segmento.

Dois segmentos opostos, segundo Chedid, são responsáveis pelo aumento das operações com crédito: a baixa e alta renda. Na população mais pobre, a transformação dos cartões de loja em cartões com bandeira, além das vendas diretas de financeiras e bancos, tem garantido o crescimento.

Já na população de maior poder aquisitivo, a estratégia dos bancos é criar cartões específicos para determinados perfis. Alguns bancos também descobriram que tinham muitos clientes classificados como alta renda que não possuíam os cartões para o segmento.

O espetáculo "Cirque do Soleil", trazido ao país pela Visa, também ajudou: 80% dos ingressos vendidos (250 mil só em São Paulo) foram pagos com seus cartões.

Os cartões da Visa já movimentam recursos que respondem por 8,9% do consumo privado nacional, que movimenta mais de US$ 310 bilhões, o maior índice da América Latina. Em dezembro de 2005, respondia por 8,2%.

A MasterCard divulgou ontem o balanço do segundo trimestre. A bandeira, porém, não revelou dados do Brasil. Segundo sua assessoria de imprensa, desde a abertura de capital da bandeira nos Estados Unidos, há apenas o anúncio dos resultados por regiões do planeta.

Os cartões da empresa movimentaram US$ 29 bilhões na América Latina no segundo trimestre, alta de 26,9%. Os cartões Maestro (plásticos de débito) chegaram a 97 milhões de unidades, aumento de 17,6%.