Título: Candidatos estréiam no horário eleitoral
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 15/08/2006, Política, p. A15
Começa hoje e vai até 28 de setembro o horário eleitoral gratuito na TV e no rádio. Na TV, os programas dos candidatos à Presidência serão veiculados às terças, quintas e sábados, em dois blocos de 25 minutos cada, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. No rádio, os programas serão veiculados das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25.
Entre os candidatos à Presidência, a candidata do P-SOL, Heloísa Helena, será a primeira a veicular sua propaganda, conforme sorteio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo a aparecer será o candidato do PSDC, José Maria Eymael, seguido pelo tucano Geraldo Alckmin. O quarto será Rui Pimenta (PCO), seguido por Cristovam Buarque (PDT) e Luciano Bivar (PSL).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, será o sétimo e último a aparecer. Essa ordem, entretanto, será alterada diariamente. No segundo dia, por exemplo, Heloísa será a última e Eymael será o primeiro.
Os candidatos à Presidência terão seis minutos diários de inserção em cadeia de rádio e televisão, além do programa político, que será exibido três vezes na semana. Do tempo de inserção, o candidato do PSDB terá 2 minutos e 29 segundos. A coligação com o PRB e o PCdoB garantiu a Lula 1 minuto e 45 segundos.
A diferença de tempo garantiu ao tucano 223 inserções nos 45 dias da propaganda eleitoral, enquanto que Lula terá 158 oportunidades de pedir votos durante a programação de rádio e TV.
As inserções serão veiculadas quatro vezes ao dia. No total serão 12 inserções de 30 segundos cada. Durante a campanha serão 540 inserções.