Título: Onze milhões de votos
Autor: Vaz, Lúcio; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 19/10/2010, Política, p. 4

Eleições 2010 Servidores e familiares respondem por quase 10% do eleitorado nacional

Além de influenciar diretamente o comportamento da população, que segue a rotina do funcionamento dos serviços públicos para se orientar em relação aos dias úteis, o calendário de feriado nos estados pode desfalcar as urnas de um segmento do eleitorado: o funcionário público. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mais de 5,5 milhões de servidores federais, estaduais e municipais compõem a administração do país. Levando em conta que a folga prolongada pode levar os funcionários a viajar com a família, o universo dos servidores pode ser responsável por até 11 milhões de ausências, metade do número de abstenções do primeiro turno: 24,6 milhões. No Brasil, há 135 milhões de eleitores.

Em estados como Minas e São Paulo, que juntos têm contingente superior a 2 milhões de servidores, a definição da disputa estadual em primeiro turno deu tranquilidade aos tucanos para optarem por segurar os funcionários. Mas a estratégia do feriadão é variada, de acordo com os territórios com clima de segundo turno, como o DF. O governador Rogério Rosso (PMDB), que já declarou apoio à candidata Weslian Roriz (PSC), vai transferir o feriado de 28 de outubro para 1º de novembro. Assim, grande parte dos servidores de maior renda, que em tese se identificam com Agnelo Queiroz (PT), estão liberados para viajar. Na prática, o feriadão poderá ser aproveitado por quase 200 mil funcionários federais e do GDF, ou mais de 10% do eleitorado do DF.

No Rio de Janeiro, estado em que Dilma espera herdar parte dos 66% dos votos válidos obtidos pelo governador Sérgio Cabral no primeiro turno, a decisão sobre o feriado ainda é uma incógnita, mas a tendência é de quatro dias de recesso.

Consenso No Pará, a governadora Ana Júlia (PT), que enfrenta segundo turno com Simão Jatene (PSDB), decidiu cortar o feriadão dos servidores contando com o apoio dos funcionários públicos. Os estrategistas, contudo, ainda não chegaram a um consenso sobre os benefícios da abstenção. Em Goiás, Piauí e Paraíba, os governadores anunciarão em cima da hora o calendário.

No Piauí, onde Wilson Martins (PSB) e Sílvio Mendes (PSDB) travam duelo equilibrado, o feriado do servidor continuará em 28 de outubro, segundo a assessoria do governo. A administração não decidiu, porém, se concederá ponto facultativo no dia 29 e em 1º de novembro.

PANORAMA

AC ¿ Governador Binho Marques (PT). Possibilidade de transferir o feriado do dia 28 para o dia 29, e dar ponto facultativo dia 1º.

AL ¿ Governador Teotônio Vilela (PSDB). Folga de sábado a terça-feira.

AM ¿ Governador Omar Aziz (PMN). Deve transferir o dia do servidor para 29 de outubro e dar ponto facultativo no dia 1º.

AP ¿ Governador Pedro Paulo (PP). Ponto facultativo em 1º de novembro. Indefinição sobre o feriado do servidor.

BA ¿ Governador Jaques Wagner (PT). Folga de sexta-feira a terça-feira (29/10 a 2/11).

CE ¿ Governador Cid Gomes (PSB). Não há definição sobre o feriado.

DF ¿ Governador Rogério Rosso (PMDB). Folga de sábado a terça-feira (30/10 a 2/11).

ES ¿ Governador Paulo Hartung (PMDB). Folga de sábado a terça-feira (30/10 a 2/11).

GO ¿ Governador Alcides Rodrigues (PP). Tendência de conceder feriado de sexta a terça-feira (29/10 a 2/11).

MA ¿ Governadora Roseana Sarney (PMDB). Ainda não definiu o esquema de feriado.

MG ¿ Governador Antonio Anastasia (PSDB). Feriado dos servidores foi antecipado para 25/10 e 1º de novembro pode não ser ponto facultativo. Sem feriadão.

MS ¿ Governador André Puccinelli (PMDB). Folga de sexta-feira a terça-feira (29/10 a 2/11).

MT ¿ Governador Silval Barbosa (PMDB). Folga de sexta-feira a terça-feira (29/10 a 2/11).

PA ¿ Ana Júlia Carepa (PT). Dia 28 é feriado, mas o estado não deve dar ponto facultativo nos dias 29 de outubro e 1º de novembro. Sem feriadão.

PB ¿ Governador José Maranhão (PMDB). A decisão será tomada no fim de semana.

PE ¿ Governador Eduardo Campos (PSB). Feriado antecipado para o dia 25 de outubro, expediente normal dia 1º. Sem feriadão.

PI ¿ Governador Wilson Martins (PSB). O feriado do servidor será no dia 28. Pode ter amplo feriado se o governo decretar ponto facultativo sexta-feira (29) e segunda-feira (1º).

PR ¿ Governador Orlando Pessuti (PMDB). Estado não suspende expediente no dia 28 e trabalhará normalmente. Sem feriadão.

RJ ¿ Governador Sérgio Cabral (PMDB). Expectativa dos servidores é a transferência do feriado para o dia 29 e ponto facultativo em 1º de novembro.

RN ¿ Governador Iberê Ferreira (PSB). Folga de sábado a terça-feira (30/10 a 2/11).

RO ¿ Governador João Cahulla (PPS). Parte do judiciário já anunciou mudança da data do dia do servidor para 29 de outubro, e o governo deve seguir.

RR ¿ Governador Anchieta Junior (PSDB). Folga de sábado a terça-feira (30/10 a 2/11).

RS ¿ Governadora Yeda Crusius (PSDB). Sem feriadão.

SC ¿ Governador Leonel Pavan (PSDB). Folga de sábado a terça-feira

SE ¿ Governador Marcelo Déda (PT). A tradição é dar o feriado do servidor em dia de ponto facultativo, no dia 1º de novembro, no caso.

SP ¿ Governador Alberto Goldman (PSDB). Dia do servidor foi antecipado. Sem feriadão programado.

TO ¿ Governador Carlos Gaguim (PMDB). Ponto facultativo dia 1º, indefinição sobre o feriado do servidor.