Título: Kia vai disputar faixa mais popular com carro coreano
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2006, Empresas, p. B9
Caso à parte no mundo dos automóveis estrangeiros, a coreana Kia Motors vai começar a importar um carro compacto, o Picanto, com o qual pretende concorrer na categoria em que as montadoras com fábricas no Brasil mais atuam.
O Picanto, um carro que está sendo bem vendido na Europa, será lançado no dia 29. O preço do modelo ficará em torno de R$ 35 mil. A direção da Kia estima que esse carro vai disputar o espaço ocupado por modelos nacionais compactos mais luxuosos, como o C3, da Citroën.
O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini , afirma que trazer um carro como esse só foi possível depois da valorização do real. "Essa importação seria inviável quando o dólar estava encostando nos R$ 4", afirma o empresário.
Um dos pontos que chama a atenção nessa estratégia da Kia é o tipo de motor do modelo. O Picanto tem motor 1.1. Ou seja, o veículo começará a disputar um mercado já congestionado de modelos pequenos com duas desvantagens em relação aos demais participantes. Além de ter o Imposto de Importação de 35%, o carro coreano está fora da faixa do Imposto de Importação (IPI) do chamado carro popular. O IPI do carro 1.0 é de 9%. Os veículos com motor acima dessa faixa recolhem IPI de 16%.
Mesmo assim, a montadora quer arriscar e aposta no acabamento sofisticado do Picanto para tentar convencer o comprador de carros compactos a optar por um importado.
O modelo coreano também será o primeiro da sua categoria no mercado brasileiro com opção de câmbio automático. Segundo Gandini, a Kia já tem uma lista de clientes cadastrados interessados em comprar o modelo.
Mas os planos são modestos. Gandini pretende importar 200 unidades do Picanto por mês. O Gol, da Volkswagen, e o Palio, da Fiat, alcançam volume mensal de vendas de mais de 15 mil unidades cada um. (MO)