Título: Estatal lança PPP para ampliar oferta de água
Autor: Adachi, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2006, Especial, p. A6

Uma parceria público-privada (PPP) que teve o seu edital de licitação publicado ontem pela Sabesp deverá elevar em 5 mil litros por segundo a capacidade de produção de água da empresa. Isso equivale a 8% de toda a água consumida hoje na região metropolitana de São Paulo e, trocando em números de mais fácil compreensão, corresponde a 1,4 milhão de novos consumidores. É dessa obra que depende o futuro do abastecimento na Grande São Paulo.

"Cada vez mais estamos preocupados com o prazo no qual vamos precisar dessa água", diz Dalmo Nogueira Filho, presidente da Sabesp. As estimativas, explica ele, indicam prazo de dois a três anos.

É pouco tempo e a empresa corre contra ele para evitar risco de desabastecimento. Lançou ontem o edital de uma parceria público-privada para a obra de ampliação do sistema e também para a concessão por 15 anos do serviço de operação. É um investimento de R$ 260 milhões na fase de construção, com valor total de R$ 1,3 bilhão. Essa cifra corresponde ao que a Sabesp pagará ao parceiro ao longo dos 15 anos do contrato.

A obra de ampliação será feita na estação Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, que hoje produz 10 mil litros por segundo. Serão quatro novos reservatórios e 17,7 quilômetros de adutoras e a estação de tratamento em si será ampliada.

O governo continuará responsável pelo tratamento da água, mas os demais serviços, como manutenção de barragens, gestão das represas e tratamento do lodo, serão concedidos ao consórcio vencedor da licitação. A expectativa é receber as propostas no fim de setembro e assinar o contrato em dezembro. A Sabesp tem na prateleira pelo menos outros três projetos de PPP. (VA)