Título: Eleitores filiados são 11,6 milhões
Autor: Basile. Juliano
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2006, Política, p. A10
O Brasil possui 11,6 milhões de eleitores filiados a partidos políticos. Eles representam quase 10% do eleitorado - de 126 milhões de pessoas.
Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revelam o aumento e a queda de filiados por agremiação. O PMDB é o partido com mais filiados no país: 2,02 milhões. Por outro lado, o partido registrou uma queda de 10% de seus filiados desde as eleições presidenciais anteriores. Em outubro de 2002, eram 2,21 milhões de filiados ao PMDB.
O PT do presidente Lula aumentou consideravelmente. Foi de 828 mil filiados no mês em que Lula ganhou as eleições para 1,04 milhão em abril passado. Esse aumento levou o PT a passar da sexta para a quarta colocação entre os partidos com maior número de filiados. O curioso é que o partido do vice-presidente, José Alencar, que está concorrendo novamente com Lula na chapa à Presidência, está em último lugar na lista com 3,2 mil filiados. Assim como o PT, o PL, pelo qual Alencar se candidatou em 2002, cresceu: foi de 503 mil para 652 mil filiados, mesmo com vários de seus deputados envolvidos no escândalo do mensalão.
O escândalo do mensalão também parece não ter abalado a estrutura de filiação do PTB. O partido, que era presidido por Roberto Jefferson até o ano passado, tinha 823 mil filiados em 2002 e era o sétimo da lista. Depois do escândalo e a cassação de Jefferson, o PTB tem, hoje, 985 mil filiados e pulou para a quinta posição.
O PP, o segundo lugar da lista, sofreu uma queda considerável no número de filiados. Passou de 1,4 milhão, em 2002 - quando era PPB -, para 1,2 milhão em 2006.
O PSDB cresceu pouco. De 1,04 milhão em 2002, o partido do candidato Geraldo Alckmin passou para 1,09 milhão em abril deste ano - mês em que foi realizada a última atualização pelo TSE.
O PT ultrapassou o PFL e o PDT na lista. Os dois partidos ficaram praticamente estáveis entre 2002 e 2006. O PFL passou de 1,022 milhão para 1,025 milhão. Obteve mais 3 mil filiados. O PDT caiu um pouco. Foi de 974 mil para 957 mil filiados. Em contrapartida, ganhou o senador Cristovam Buarque (DF) que se desligou do PT após ser demitido por Lula do Ministério da Educação e é hoje o candidato pedetista à Presidência.
O P-SOL também obteve do PT a sua candidata à Presidência. A senadora Heloísa Helena (AL) deixou o partido de Lula após a aprovação da reforma da Previdência e filiou-se ao partido que hoje ocupa a antepenúltima colocação na lista do TSE, com 5,5 mil filiados.
O penúltimo da lista é um partido que até ontem à noite tinha candidato à Presidência: o PCO de Rui Pimenta, com 3,4 mil filiados, cuja candidatura foi cassada pelo TSE.
Santa Catarina, Tocantins e Amapá são os Estados onde, proporcionalmente, há o maior número de eleitores filiados do país. Na outra ponta, Alagoas e o Distrito Federal são as unidades da Federação que registram, proporcionalmente, o menor número de eleitores filiados a um partido político.