Título: Falta de prestação de contas faz TSE derrubar candidatura do PCO
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2006, Política, p. A10

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou, na noite de ontem, a candidatura de Rui Costa Pimenta, do PCO, à Presidência. Os ministros decidiram, por unanimidade, contra o registro de Pimenta pelo fato de ele não ter enviado a prestação de suas contas de campanha de 2002.

Rui Pimenta é o segundo candidato nanico a ter o seu registro indeferido pelo TSE. Na semana passada, o tribunal cassou a candidatura de Ana Maria Rangel, do PRP, pelo fato de ela não ter encaminhado ata de convenção partidária no momento do registro de sua candidatura.

O ministro Marcelo Ribeiro, relator do pedido de registro de Rui Pimenta, disse que o candidato tentou corrigir apenas neste ano o erro de 2002. "As prestações de contas devem ser feitas em até 30 dias após a eleição", advertiu Ribeiro. "Por isso, estou indeferindo o pedido".

O ministro José Gerardo Grossi ficou impressionado com o descuido de Rui Pimenta. "Estou estarrecido", afirmou Grossi. Os outros ministros apenas consentiram com a cabeça e o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, declarou a decisão unânime contra Pimenta. O líder do PCO poderá recorrer, mas o TSE demonstrou ontem que será bastante rigoroso com as prestações de contas e que não está disposto a aceitar deslizes dos candidatos mesmo se se referirem às eleições presidenciais de 2002.

Com o fim da candidatura do PCO, o seu tempo de TV de rádio (1m11s a cada bloco de 25 minutos) será divido entre os seis candidatos em disputa: Lula (PT), Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (Psol), Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL). (JB)