Título: Serra não vai assediar o PV
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2010, Política, p. 5

Presidenciável tucano considera inadequado investir na aproximação com a legenda de Marina Silva em busca dos 19 milhões de votos da ex-rival

Enviada especial

São Paulo ¿ Enumerando ações na área do meio ambiente propostas durante suas gestões à frente da prefeitura e do governo de São Paulo, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, reforçou ontem suas afinidades com o PV. Ao mesmo tempo, o tucano prometeu que não vai assediar a legenda em troca do apoio no segundo turno. ¿Não é de bom tom ficar pressionando um partido. Não é adequado¿, afirmou Serra, que ontem trocou o habitual suéter azul por um modelo verde.

O presidenciável ainda negou a oferta de ministérios para o PV e para a senadora Marina Silva (PV-AC), que obteve 19,6 milhões de votos no primeiro turno na disputa pelo Palácio do Planalto. ¿Dá azar falar em ministérios. Cada dia tem sua agonia. Agora é ganhar eleição¿, disse Serra, completando que vai aguardar uma posição do Partido Verde. O PV já deu sinais de que caminhará ao lado do tucano. No Nordeste, a aliança é dada como certa pelos dirigentes tucanos. O apoio da ex-candidata é hoje considerado decisivo para o resultado destas eleições.

Documento verde Serra ainda não marcou uma reunião com a senadora para discutir uma plataforma de governo conjunta. Enquanto isso, Marina Silva deve finalizar hoje um documento com suas principais ideias e prometeu apresentá-lo aos dois presidenciáveis que ainda seguem no páreo. Serra, entretanto, garante que a questão ambiental já faz parte do seu programa de governo. Desde segunda-feira, ele e a sua equipe de campanha tentam reforçar essa posição. Questionada sobre a relação de Serra com o meio ambiente, Marina disse que caberia à sociedade julgar se tudo o que estava sendo dito pelo tucano era, de fato, verdade. Ela ponderou que, assim como Dilma, Serra não quis se manifestar sobre o Código Florestal.

A entrevista coletiva com o candidato tucano à Presidência da República foi marcada no fim do dia de ontem, depois que a agenda de campanha foi cancelada duas vezes por conta do mau tempo. Ao lado do governador de São Paulo recém-eleito, Geraldo Alckmin (PSDB); de Aloysio Nunes (PSDB-SP), que conquistou uma vaga ao Senado no último domingo; e do presidente da legenda, Sérgio Guerra, José Serra posou para fotos em uma lanchonete ao lado do comitê, no Edifício Joelma.

Lideranças comunitárias ligadas ao partido e que trabalham no prédio foram convocadas por coordenadores da campanha para tomar um café com o candidato. ¿Fomos chamados para `colorir¿ as imagens. Agora tem uma negra, uma índia...¿, disse uma integrante do tucanato. Funcionários com bandeiras também apareceram no local.

Aborto José Serra voltou a afirmar sua posição contrária ao aborto. Ele acusou a adversária Dilma Rousseff (PT) de mentir. ¿Sempre fui contra o aborto por motivos pessoais. Tem pessoas que são a favor. O que está em questão agora nesta campanha não é ser contra ou a favor (do aborto). É a mentira. Quem é a favor de repente diz que é contra, por motivos eleitorais. Isso eu acho errado¿, disse. Segundo ele, a presidenciável petista muda de opinião conforme ¿o vento do eleitorado¿.

O número 33.132.283 Votos recebidos por José Serra (PSDB) no primeiro turno