Título: Solvência da Delta não preocupa, diz ministra
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/04/2012, Política, p. A6

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse ontem que o governo não está preocupado com possíveis problemas financeiros da Delta Construções S/A - uma das principais empreiteiras contratadas para as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que é alvo de denúncias. "É um problema da empresa, não um problema do governo", afirmou após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados. Ex-membros da cúpula da Delta têm ligações apontadas com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira. Cachoeira foi preso pela Polícia Federal (PF) sob a acusação de comandar uma rede ilegal de jogos de azar.

Miriam Belchior também negou que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso na qual a Delta deverá ser investigada prejudique o ritmo das licitações do governo. "As licitações vão ser lançadas no mesmo prazo que estava previsto. Não vejo preocupação nisso", declarou. A ministra disse que se a empresa for considerada inidônea, o governo só decidirá como agir após uma decisão a esse respeito.

Na semana passada foi noticiado que a Delta teria deixado, após as acusações, a obra da cobertura do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o ex-presidente da Delta, Fernando Cavendish afirmou que as acusações poderiam "quebrar" a empresa.

Nos últimos dias, Cavendish e o executivo Carlos Pacheco decidiram licenciar-se do conselho de administração da empresa. Cavendish foi apontado em áudios em que supostamente falava sobre a compra de políticos. Também nesta semana, o ex-diretor da Delta para o Centro-Oeste, Cláudio Abreu, foi preso em Goiânia em operação do Ministério Público do Distrito Federal. Abreu, nos áudios monitorados pela operação Monte Carlo da PF, aparece em conversas com Cachoeira.

Ontem, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a Delta deixou o consórcio Transcarioca. A empresa tinha 42% do consórcio, tocado em parceria com a Andrade Gutierrez. O contrato prevê que na saída de uma das empresas, a outra "assume todas as responsabilidades pelas obras sem causar qualquer prejuízo ao município". As obras do Transcarioca foram contratadas pelo valor de R$ 789 milhões.

O Transcarioca é um dos quatro corredores de ônibus articulados que a Prefeitura do Rio espera entregar até os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Ela ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na zona norte. A Delta era responsável pelo trecho entre a Barra e a Penha, na zona norte.

A Delta informou que continuaria trabalhando normalmente nas demais obras contratadas. Na quarta-feira, Carlos Alberto Verdini assumiu a presidência do conselho de administração da Delta, depois do pedido de licença de Fernando Cavendish.