Título: HSBC inicia Centro de Tecnologia Global
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 17/08/2006, Finanças, p. C17

O centro de excelência de Internet do HSBC, localizado em Vancouver (Canadá), será gerenciado pelo Centro de Tecnologia Global (GLT, na sigla na inglês) inaugurado pelo banco ontem em Curitiba (PR). O trabalho era feito pela unidade da Índia, mas o fuso horário complicava o atendimento, que a partir de setembro começará a ser transferido ao Brasil. O processo deve ser concluído até o fim do ano. O presidente do GLT Brasil, Jacques Depocas, contou que o centro de tecnologia da Índia chegou a tentar criar equipes noturnas para resolver o problema, mas não teve sucesso.

Para não aumentar ainda mais a rotatividade de pessoal, que chega a 22% ao ano devido à grande demanda por profissionais qualificados naquele país, a saída foi prestar o serviço a partir de outro endereço.

Depocas diz que será a prova de fogo para o GLT brasileiro, o terceiro a ser criado pelo banco. O outro fica na China. Os três atendem as necessidades de tecnologia do próprio banco nos 76 países onde ele está instalado, mas principalmente de unidades de locais mais ricos, que economizam ao usar mão-de-obra de nações mais pobres.

A inauguração do novo centro trouxe a Curitiba o presidente mundial das operações de Tecnologia da Informação do HSBC, John Carr, e o presidente do GLT na Índia, Ignácio Vera. Os dois explicaram que a meta do banco é que 50% dos investimentos em tecnologia sejam feitas offshore, ou seja, em outros países, de custos mais baixos. Hoje esse número está em 38%. Carr explicou que os custos de Vancouver são o dobro dos da Índia.

O GLT indiano tem 3,7 mil funcionários e o chinês tem 1,2 mil. O de Curitiba deveria contratar 200 pessoas até o final do ano. Um andar inteiro de um dos prédios mais modernos da cidade está equipado para receber esse pessoal, mas a contratação será mais lenta e este número só deverá ser atingido no final do primeiro semestre de 2007. A meta é chegar a 2 mil em três anos.

O GLT local não atenderá o HSBC Brasil, que conta com 1,3 mil pessoas na área de tecnologia. Depocas explicou que sua equipe atenderá o banco em locais onde o fuso horário é parecido, principalmente a América do Norte. Estão em andamento negociações para prestar serviços para os EUA e Inglaterra. Para atender Vancouver, 13 pessoas foram enviadas para treinamento na Índia e quatro indianos virão para o Brasil nos próximos dias para acompanhar o período de transição.