Título: Mais material de higiene
Autor: Sakkis, Ariadne
Fonte: Correio Braziliense, 23/10/2010, Cidades, p. 45

O Governo do Distrito Federal informou ontem que já investiu R$ 7,9 milhões na compra emergencial de medicamentos e insumos hospitalares para a erradicação da bactéria KPC. Segundo a Secretaria de Saúde, uma vez que a cotação do valor dos produtos ainda não foi concluída, o valor poderá ser maior. Inicialmente, o preço estimado era de R$ 10 milhões.

Em entrevista coletiva concedida na quarta-feira, a secretária de Saúde, Fabíola Aguiar, afirmou que foram adquiridos cerca de 100 itens essenciais para o combate ao vírus. Entre eles estão produtos como álcool a 70%, seringas, luvas, cateteres, curativos, coletores de urina, bolsas de colostomia, entre outros. O cálculo foi realizado de acordo com a necessidade da rede hospitalar, sendo o consumo médio mensal acrescido de 30%.

Os materiais foram comprados em caráter emergencial, por causa da preocupação de bloquear o avanço da superbactéria. O desabastecimento da rede se deve, em parte, à suspensão de 72 pregões realizados pela Secretaria de Saúde pelo Tribunal de Contas do DF por encontrar falhas no processo. Enquanto a pendência não é resolvida, a compra dos materiais teve de ser feita sem licitação.

Treinamento A Secretaria de Saúde informou também que capacitará os profissionais da saúde por meio de cursos de práticas de prevenção. Para evitar novas infecções nos hospitais, o órgão realizará cursos de práticas importantes de prevenção voltados para profissionais da saúde, pacientes e também acompanhantes em unidades hospitalares. Os servidores serão treinados para enfrentar o surto, praticando medidas simples e de rotina dentro das unidades. Já os pacientes e acompanhantes receberão instruções de higienização.