Título: Entidades comemoram
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 28/10/2010, Política, p. 2

Integrantes de instituições favoráveis à aplicação da Ficha Limpa celebram decisão do STF

Em Brasília, São Paulo e Maranhão, integrantes de entidades que se mobilizaram pela criação e tramitação da Lei da Ficha Limpa reservaram a noite para comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da regra nas eleições deste ano. Juristas e coordenadores de entidades que encamparam a proposta de barrar políticos com histórico de condenação temiam que o trabalho e apoio de 1,5 milhão de brasileiros para tornar a disputa eleitoral mais justa fosse por água abaixo. O juiz maranhense Marlon Reis, um dos idealizadores da Ficha Limpa, afirma que a decisão terá impacto profundo nas eleições municipais de 2012. É o início de uma ação concreta contra a corrupção. O Supremo aceitou a demanda da sociedade brasileira. Marlon acrescenta que as eleições deste ano mostraram que o formato da Ficha Limpa é adequado à realidade brasileira, pois a lei barra apenas gestores com histórico de mau uso do poder. A lei não é uma caça às bruxas, pois atingiu um número pequeno de pessoas. São pessoas notoriamente envolvidas com atos reprováveis, resume o juiz.

O secretário-geral da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidl, afirma que a definição da validade dissolve um nó que ficou na garganta dos eleitores que foram às urnas sem saber se os candidatos condenados teriam ou não os votos validados. É uma vitória ímpar. Esse processo todo gerou sofrimento para a população, que lutou tanto e viu uma vitória desconstruída no âmbito do Judiciário. Agora, o STF reestabelece uma ordem jurídica defendida pela população e afasta da vida pública as pessoas que querem se aproveitar como se coisa pessoal fosse, afirma o secretário-geral, que acompanhou de São Paulo a decisão do Supremo.

A vitória da Ficha Limpa funciona como um aviso aos representantes públicos e candidatos a cargos eletivos de que a sociedade brasileira está atenta, resume a diretora do Movimento e Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa. O que a gente quer dizer é que a sociedade brasileira não é omissa, que ela tem sua força, comemora.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que o sentimento da sociedade brasileira é de que a Justiça existe e não está a serviço dos poderosos. Para Ophir, que vem defendendo a validade da Ficha Limpa desde a sua tramitação no Congresso, o STF, ao fazer prevalecer a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu de forma coerente e com os princípios constitucionais da moralidade e da probidade.

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) pelo suposto envolvimento no desvio de R$ 14 milhões das obras de macrodrenagem do Distrito Industrial de Maceió. O valor, atualizado pela taxa Selic, chega a R$ 46 milhões. O indiciamento ocorre quatro dias antes do segundo turno, quando Lessa enfrentará o atual governador, Teotônio Vilela Filho (PSDB). Lessa foi indiciado por peculato, formação de quadrilha e crime ambiental. Fomos surpreendidos pelo indiciamento sem que o Ronaldo tenha sido ouvido. Acho estranho que isso ocorra na reta final da campanha, disse o advogado do pedetista, José Fragoso.