Título: Bosch Rexroth concentra no país produção para América
Autor: Nakamura, Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2006, Empresas, p. B8

A Bosch Rexroth, empresa do grupo alemão Bosch, tem como meta aumentar, até 2008, de 20% para 30% a participação das exportações no faturamento no país. Para atingir esse objetivo, a companhia concluirá nos próximos dois anos investimentos de 40 milhões de euros para ampliar as instalações da fábrica de Pomerode (SC), onde produz equipamentos para automação industrial.

"O faturamento da empresa deve crescer 45% nos próximos dois anos", afirmou Manfred Al-Kayal, diretor geral da Bosch Rexroth no Brasil. No ano passado, as vendas da empresa atingiram R$ 200 milhões. Neste ano, as vendas externas devem responder por até 20% do faturamento. A empresa produz equipamentos voltados para hidráulica industrial, de movimentação, pneumática, acionamento elétrico, além de montagem e prestação de serviços. Atende indústrias de equipamentos, o setor naval, plástico, siderúrgico e aeuronático.

Os investimentos em Pomerode fazem parte do plano estratégico da Bosch em descentralizar a produção, que hoje está concentrada na Europa Ocidental (principalmente França, Alemanha e Escócia). Com a ampliação em Pomerode, a unidade será responsável pela distribuição para as Américas. Já a fábrica chinesa vai fornecer equipamentos para a Ásia, enquanto a nova unidade na Turquia reforçará a produção na Europa.

Até hoje, três quartos dos investimentos previstos já foram concluídos, afirmou Al-Kayal. As novas instalações em Pomerode, que serão inauguradas hoje, abrigarão a produção de algumas máquinas que são importadas. Em dois anos, o volume de produção deve quadruplicar.

A princípio, os equipamentos virão para o Brasil em regime CKD (totalmente desmontadas) para serem montados no Brasil. O próximo passo será a nacionalização gradual desses itens. "Estamos trabalhando na melhoria e certificação dos fornecedores locais", afirmou.

Além dos aportes de 40 milhões de euros, a empresa também fez investimentos neste ano de R$ 7 milhões para a fábrica de cilindros em Atibaia (SP).

A Bosch Rexroth está no Brasil desde 1964. Há dezessete anos foi inaugurada a unidade de Pomerode. A empresa, que tem sede na Alemanha, faturou no ano passado 4,6 bilhões de euros, 12,6% superior em relação ao ano passado. A divisão de equipamentos industriais respondeu por 12,5% das vendas globais do grupo Bosch. A Rexroth possui operações em 80 países.