Título: Petrobras não ampliará investimento na Argentina
Autor: Felício ,César
Fonte: Valor Econômico, 26/04/2012, Internacional, p. A13

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, a presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que os investimentos da petroleira na Argentina vão obedecer o plano de negócios já previsto para este ano.

"Não será maior [só] porque foi feito um pedido para que isso ocorra", disse ela, em referência à reunião com o ministro argentino do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços, Julio De Vido, na última sexta-feira.

Na ocasião, De Vido disse que seu país esperava um aumento de participação da Petrobras no setor de processamento e produção de petróleo dos atuais 8% para 15%. Ele veio ao Brasil poucos dias após o anúncio da expropriação de 51% das ações da YPF que estavam em poder da espanhola Repsol.

Segundo a presidente da Petrobras, a Argentina interessa à empresa e as relações com o país sempre foram prósperas. "Mas não há indícios, hoje, de que vamos aumentar os investimentos por lá", reiterou. Graça Foster disse, ainda, que os investimentos da Petrobras já estavam previstos há um ano, quando foi aprovado o Plano de Negócios 2011-2015

Indagada sobre se o país vizinho respeitava seus contratos, a executiva respondeu que "o Brasil os respeita e, os países que não o fazem, vocês [jornalistas] sabem tão bem quanto eu [quais são], e eu não preciso reforçar".