Título: Alckmin minimiza fala de governador tucano na TV favorável a Lula
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2006, Política, p. A9

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, procurou minimizar a notícia de que o governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), que disputa a reeleição, manifestou apoio à candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva. "Houve um equívoco. Não houve manifestação de voto alguma", afirmou Alckmin, que fez campanha ontem em uma região de comércio popular na capital paulista.

Lúcio Alcântara lidera as pesquisas no Estado, com 44% de intenção de voto contra 35% de Cid Gomes (PSB), ex-prefeito de Sobral que recebeu o apoio de Lula e do irmão e ex-ministro da Integração Regional, Ciro Gomes, candidato a deputado federal. No Ceará, Alckmin foi ignorado na estréia do horário eleitoral gratuito de Alcântara.

No horário gratuito de ontem, o governador e candidato à reeleição afirma a necessidade de contato "permanente" entre governo estadual e federal e que possui um "ótimo relacionamento" com o presidente Lula. E foi além: "Quero continuar contando com a parceria do governo federal e, sobretudo, com a parceria do povo cearense. É assim que vamos continuar conduzindo o Ceará, no rumo certo, para um futuro melhor".

O presidenciável tucano indicou que considerava um "mal-entendido" a manifestação de Alcântara no horário eleitoral. "As pessoas gostam de uma fofoca. Eu não vou maximizar coisas de um significado tão pequeno", disse o candidato.

O governador faz campanha sem o apoio da principal liderança do PSDB no Estado, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE). O grupo do senador está dividido entre Alcântara e a candidatura de Cid Gomes. Tasso não tem subido ao palanque de quaisquer dos dois candidatos.

No bairro paulistano do Brás, Alckmin voltou a falar sobre seus planos de geração de emprego e comemorou os números mais recentes sobre a corrida presidencial do Ibope, mas restritos ao Rio Grande do Sul.