Título: Condolências na internet
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 28/10/2010, Mundo, p. 30

Nome de Néstor Kirchner liderou a lista dos temas mais abordados no Twitter A morte repentina do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner mobilizou os internautas, que se manifestaram no Facebook e no Twitter. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi um dos primeiros a lamentar a morte de Kirchner e enviar suas condolências à viúva Cristina Kirchner por meio da internet. Ah, minha querida Cristina... Quanta dor!, escreveu Chávez em sua conta chavezcandanga, que mantém no Twitter. Que grande perda sofre a Argentina e nossa América! Viva Kirchner para sempre!, acrescentou o presidente venezuelano.

As manifestações não partiram apenas de aliados. Lamento o falecimento de Néstor Kirchner. Minhas condolências a toda a sua família, começando pela sra. presidente Cristina Fernández, assinalou o deputado Francisco de Narváez. O político venceu o ex-presidente argentino nas eleições legislativas de junho de 2009 na estratégica província de Buenos Aires.

Durante todo o dia, o nome de Néstor Kirchner liderou o trending topic do Twitter, a lista dos 10 temas mais abordados mundialmente na rede de relacionamentos. Os argentinos usaram o espaço virtual para convocar um ato popular para o início da noite ontem na simbólica Plaza de Mayo de Buenos Aires para se despedir do falecido ex-presidente.

Retuítem. Hoje mais que nunca devemos estar com CFK (como é conhecida a viúva de Kirchner, a presidente Cristina Fernández Kirchner), destacava o texto que rapidamente espalhou pela rede. Depois que passar o recenseador, nos encontramos na Plaza de Mayo para acompanhar Cristina, combinava EnriqueAurelli, um usuário do Twitter, numa referência ao censo nacional realizado ontem no país.

Também foram milhares as manifestações no Facebook. Com mais de 14,6 mil seguidores, o grupo Néstor Kirchner, presidente 2011, recebe constantes mensagens de apoio à presidenta. Na comunidade Cristina Fernández de Kirchner, com quase 42 mil membros, também se multiplicavam as condolências dos fãs à viúva.