Título: Conselho de Ética investigará Protógenes
Autor: Martins,Daniela
Fonte: Valor Econômico, 10/05/2012, Política, p. A5

O Conselho de Ética da Câmara abriu ontem procedimento preliminar de investigação contra o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) por suposto envolvimento com o militar Idalberto Matias Araújo, conhecido como Dadá, apontado como integrante do grupo de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), escolherá o relator do caso entre os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Jorge Corte Real (PTB-PE) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O relator deve recomendar ou não a abertura de investigação por quebra de decoro contra Protógenes. Araújo disse esperar que o relatório fique pronto em 15 dias.

A representação contra Protógenes, apresentada pelo PSDB, cita reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" que apontou a existência de escutas telefônicas da operação Monte Carlo da Polícia Federal em que haveria orientações do deputado a Dadá. Ex-delegado da PF, Protógenes teria instruído Dadá em sua defesa quando o militar era investigado pela PF.

"O teor dos diálogos não deixa dúvida quanto à relação de cumplicidade entre o deputado Protógenes e o araponga Idalberto Matias", diz o requerimento do PSDB. Protógenes participou da sessão e afirmou que o pedido de investigação deve ser rejeitado. "Não peço nem o arquivamento desta representação, mas sua rejeição por inadmissibilidade".