Título: UE deve usar BEI para apoiar projetos de crescimento
Autor: Baeta ,Zínia
Fonte: Valor Econômico, 10/05/2012, Internacional, p. A11

Em meio a forte pressão na Europa por medidas de estímulo ao crescimento, parece crescer o apoio aos "project bonds", bônus europeus para projetos específicos, que poderiam atenuar o desemprego em alguns países.

A ministra das Finanças da Finlândia, Jutta Urpilainen, disse ontem que seu país sempre foi contra os eurobônus (para financiar a dívida dos países), mas que apoiaria o uso de recursos do Banco Europeu de Investimentos (BEI) para financiar projetos de crescimento, justamente os "project bonds".

A Finlândia é um dos países em melhor situação fiscal na zona do euro. E tem adotado linha dura em relação à liberação de dinheiro para ajudar a resgatar países em dificuldades, em especial a Grécia.

Um dos focos de investimento importantes, na opinião da ministra, seria o combate ao desemprego entre os jovens. Ela cita um programa adotado pela Finlândia que garante aos jovens de até 25 anos o direito a um contrato como trainee em empresas do país. Essa seria uma forma de garantir a iniciação profissional dos jovens.

Ontem, os premiês de Espanha e Portugal pediram que o BEI contribua para gerar crescimento econômico por meio do financiamento a projetos comerciais. O BEI é a instituição da União Europeia responsável por empréstimos a longo prazo para apoiar investimentos. (Com a Associated Press)