Título: PT intervém nos municípios para fechar alianças e ajudar Haddad
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 11/05/2012, Política, p. A10

O PT nacional decidiu controlar a negociação sobre alianças nas cidades com mais de 200 mil eleitores e com retransmissoras de rádio e televisão. Nesses municípios, nenhum acordo será fechado sem o aval da cúpula petista. Com isso, o partido pretende facilitar a negociação com PSB e PCdoB e atrair as duas legendas à pré-candidatura de Fernando Haddad em São Paulo. Lanterninha na corrida eleitoral, com 3% das intenções de voto, Haddad ainda não conseguiu o apoio de nenhum partido.

A decisão foi tomada pela Executiva do PT, reunida ontem em São Paulo, e deverá ser referendada no dia 18, em Porto Alegre.

O PT nacional já tomou para si a negociação em Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ) para tentar acelerar o acordo com o PSB. As duas cidades são consideradas prioritárias pelo PSB, na lista de municípios apresentados ao PT na negociação por apoio. A aliança deve ser anunciada em breve. "No momento devido, eventualmente vamos formalizar uma coligação com o PSB", disse o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão (SP). Outro aceno ao PSB foi feito em Macapá, onde os petistas desistiram de lançar candidato próprio. "Estamos abrindo mão disso em nome de uma aliança mais forte com o PSB", afirmou.

Falcão evitou o termo "intervenção" nos diretórios, apesar de o comando nacional ficar responsável pelas alianças nos municípios com mais de 200 mil eleitores. "Não há intervenção", afirmou.

O comando petista acompanha a negociação com o PSB em Recife e em Fortaleza. Na capital pernambucana a situação pode se resolver dia 20, quando o partido fará prévia. Se o escolhido for o secretário Mauricio Rands, petistas consideram que a situação estará resolvida com a sigla aliada. Rands é secretário do governo de Eduardo Campos, presidente do PSB. Em Fortaleza o PT deve controlar o acordo.

Em Boa Vista a negociação com o PSB avançou. Em Belo Horizonte os dois partidos estão juntos e em Cuiabá o acordo foi descartado porque "houve encaminhamento equivocado por conta do PSB".

Ao costurar apoio nessas cidades, o PT espera receber em breve o apoio do PSB a Haddad.

As negociações com o PCdoB também se intensificaram. Falcão reuniu-se com o partido aliado na quarta-feira. Não houve acordo em Porto Alegre, mas o PT disse que irá apoiar a legenda em Florianópolis. Em Fortaleza, além da possível candidatura do PSB, o PCdoB deve lançar candidato. "Mas não estão reivindicando que o PT abra mão de ter candidato".

O dirigente disse que a negociação com o PR também avançou. A presidente Dilma Rousseff fez um agrado ao partido, com a nomeação do ex-senador César Borges na cúpula do Banco do Brasil.

Falcão disse que se encontraria ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para falar das negociações com aliados. Na quarta-feira, Lula esteve com Haddad e seu marqueteiro, João Santana.

O petista minimizou o fraco desempenho eleitoral de Haddad, segundo pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira. O petista manteve os 3% registrados pelo Datafolha em março. "Ele não é conhecido por mais de 30% da população, ao passo que outros candidatos já têm o nível de 90%, 100% de conhecimento", disse. "Um crescimento agora seria inexplicável até, dado esse nível de desconhecimento que ele tem perante o eleitorado".