Título: Pesquisa em Salvador mostra tucano em 3º lugar
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 23/08/2006, Política, p. A5

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, aparece na terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto em Salvador, uma das cidades com maior número de eleitores do país. O tucano está atrás da senadora Heloísa Helena, do P-SOL, segundo levantamento divulgado ontem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida com folga.

Na pesquisa encomendada pela TV Itapoan - que transmite a programação da TV Record na Bahia -, Alckmin recebeu 9,7% das intenções de voto, em comparação com os 15% da senadora e 55,9% de Lula. A pesquisa, realizada pelo Instituto P&A Pesquisa e Análise, de Salvador, ouviu 401 eleitores da capital e foi registrada no TRE no dia 11 de agosto sob o protocolo n 017203-2/2.

As intenções de voto foram levantadas entre os dias 12 e 16 deste mês, período de início do horário eleitoral na TV. "Salvador tem uma tradição de voto de oposição muito grande. O PSDB também parece não estar com uma força muito grande aqui", diz Aglaé Diament, diretora do instituto e coordenadora da pesquisa.

A candidatura do tucano é apoiada pelo PFL, que lançou o governador Paulo Souto à reeleição. Souto obteve 55,6% das intenções de voto na pesquisa, bem à frente de Jaques Wagner (PT), com 19,5%. O PSDB baiano não tem candidato próprio ao governo do Estado, o que prejudica a exposição local de Alckmin, avalia Aglaé. O partido lançou apenas candidatura ao Senado, com o ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy.

A coordenadora da pesquisa disse ainda ter sido surpreendente a pequena diferença entre Imbassahy e o ex-governador João Durval (PDT). O candidato tucano ao Senado deixou a prefeitura da capital com alto índice de aprovação. No levantamento, eles aparecem, respectivamente, com 36,7% e 31,2%. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

A desvantagem de Alckmin em Salvador pode ser particularmente preocupante para o PSDB. A capital da Bahia é a maior cidade do Nordeste, região em que o tucano trabalha para deslanchar, e a quarta maior em número de eleitores. Nas eleições de 2004, o número de pessoas aptas a votar em Salvador foi de 1,585 milhão, superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Alckmin tem enfrentado dificuldade semelhante no Rio de Janeiro. A última pesquisa no Estado, divulgada no sábado pelo jornal "O Dia", mostrou o tucano com 15%, empatado com Heloísa Helena. Lula obteve 48% no levantamento.