Título: Datafolha traz Lula 24 pontos à frente
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 23/08/2006, Política, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu 49% de intenção de voto na pesquisa do Datafolha divulgada ontem pelo "Jornal Nacional" da Rede Globo, o que o mostra reeleito ainda no primeiro turno. Em relação à última pesquisa divulgada pelo Instituto, feita na semana retrasada, Lula cresceu dois pontos percentuais. Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 24% para 25% e Heloisa Helena (P-SOL) estancou seu crescimento, oscilando de 12% para 11%. Cristovam Buarque (PDT) permanece com 1% e os demais candidatos somam 1%.

A pesquisa foi feita anteontem e ontem, ouvindo 6,2 mil eleitores. Esta foi a primeira pesquisa a captar os efeitos do horário eleitoral gratuito, que começou no dia 15. O quadro mostra que os programas tiveram pouca repercussão na disputa: todos os candidatos variaram dentro da margem de erro. Já foram veiculados quatro programas para a campanha de presidente, incluindo o de ontem.

Nos primeiros programas, o candidato do PSDB procurou apresentar-se aos eleitores, mostrando muitas imagens da sua cidade natal, Pindamonhangaba, e evitou ataques frontais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitando a estratégia preconizada pelo PFL, seu parceiro de aliança. Destacou suas relações como governador de São Paulo e, ao discursar para as câmeras, fez promessas genéricas em relação ao futuro. No programa de ontem, Alckmin já adotou um tom mais agressivo, ainda assim centrando suas críticas na esfera econômica .

Lula adotou como estratégia vincular-se índices positivos da economia, sobretudo aos que indicam aumento do consumo popular. Com apenas um minuto e dez segundos, Heloisa Helena também evitou ataques diretos a Lula e Alckmin.

A pesquisa Datafolha mostrou que o processo eleitoral está impulsionando a melhora da avaliação do governo Lula. Em um mês, o índice de eleitores que avalia sua administração como boa ou ótima passou de 38% para 52%. Este nível de aprovação foi o maior já registrado pelo Datafolha. Na primeira pesquisa feita, dois meses após a posse, por exemplo, Lula obtinha 43% de bom e ótimo. O índice de ruim e péssimo, nos últimos 30 dias, caiu de 21% para 16%. A classificação de regular, no período, caiu de 40% para 31%.

Na simulação de segundo turno, a pesquisa mostra uma divisão do eleitorado de Heloisa Helena e dos outros candidatos entre Lula e Alckmin, com vantagem para o segundo. O presidente alcança 55%, seis pontos percentuais a mais do que obtém na sondagem de primeiro turno. Alckmin fica com 36%, onze pontos percentuais a mais. Na pesquisa anterior, Lula conseguira 54% e Alckmin 37%.