Título: Poluição da água piora na China e governo prevê investir US$ 125 bi
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 23/08/2006, Internacional, p. A13

Os níveis de poluição e problemas administrativos têm provocado uma piora na qualidade da água na China, principalmente nas áreas urbanas. O vice-ministro da Construção, Qiu Baoxing, disse ontem que o país vive um momento crítico quanto ao fornecimento de água, mas descartou a possibilidade de elevação de tarifas como forma de incentivar a economia no consumo.

O governo tem investimentos previstos no setor da cerca de US$ 125 bilhões ao longo dos próximos cinco anos. Um quarto desse valor será empregado em estações de tratamento de esgoto nas cidades. "O sistema de água nas cidades da China ainda está, de modo geral, em processo de deterioração", admitiu Qiu.

Segundo o ministro, há três razões principais para explicar essa grave situação, que até agora o governo não conseguiu controlar: emissão de esgoto nas cidades, de efluentes industriais e poluição do setor agrícola. A quantidade de água disponível per capita na China é menos de um terço da média mundial. E continua caindo.

Além da poluição, as secas também são um problema comum. Recentemente, altas temperaturas provocaram uma seca no sudeste chinês, que afetou lavouras e deixou 18 milhões de pessoas com abastecimento precário e pouca água para beber.

Quanto ao tratamento da água, o Ministério da Construção, responsável pela política de planejamento, informou que a taxa de tratamento de esgoto saltou de 34% em 2000 para 52% em 2005.

No entanto, o ministério reconhece que muitas estações de esgoto estão operando apenas parcialmente. Outro problema é a rede de tubulações de água, que já tem 50 anos, e que o governo tenta reformar até o fim de 2007.

Qiu admitiu que a superpopulação e o crescimento econômico incessante representam uma séria ameaça ao fornecimento de água em muitas cidades. "Nos próximos anos, as cidades chinesas estarão atravessando a fase mais acelerada de sua urbanização e será um momento em rápida industrialização", disse. "Então, a poluição da água será algo mais sério."