Título: PT traz Dilma, Lula e Haddad na TV
Autor: Agostine ,Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 16/05/2012, Política, p. A9

Com um discurso de defesa da renovação na política, o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, é a estrela das inserções no rádio e na televisão do partido, que começaram a ser veiculadas ontem. Haddad divide o espaço com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, na tentativa de vincular-se à imagem deles.

As propagandas lembram um jogral. Em uma das inserções o ex-presidente Lula fala uma frase e é seguido por uma declaração de Haddad. Em outra, a presidente Dilma intercala as frases do ex-presidente e de Haddad. O mote é "só se renova quem traz o novo".

O pré-candidato petista faz elogios à atuação de Dilma. "Fazer o Brasil crescer e distribuir renda foi uma coisa nova", declara Lula. Haddad segue: "Lutar para baixar os juros como Dilma fez agora é uma atitude nova". O ex-presidente retoma a palavra: "Garantir emprego e aumento real do salário por tantos anos seguidos é algo novo no Brasil". Haddad complementa: "Diminuir impostos, estimular os negócios e inovar para a criação de emprego e renda a partir das cidades será uma coisa necessária e nova". Por fim, os dois petistas falam que o PT veio para "inovar" e "renovar" o Brasil.

Ao reforçar o mote da "renovação", a presidente Dilma afirma, em uma das inserções, que lançar o programa Brasil Sem Miséria foi "uma atitude nova", em meio a comentários de Lula sobre o que é moderno e novo. Nessa propaganda, Haddad destaca suas ações no Ministério da Educação.

Em uma das inserções, o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), diz que o partido defende o governo por "garantir como nunca" a liberdade de expressão e por "consolidar a democracia". O partido terá 15 minutos de inserções, distribuídos em propagandas de 30 segundos ou 1 minuto. O programa de 10 minutos a que o PT teria direito foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que entendeu que houve uso indevido do programa partidário em 2010, para fazer propaganda da então candidata à Presidência Dilma Rousseff.

O partido aposta nas inserções para tentar ajudar Haddad a tornar-se mais conhecido e a vincular o pré-candidato a Lula.

A primeira agenda de campanha de Haddad com Lula, prevista para esta terça-feira, foi cancelada. Os dois petistas iriam visitar a exposição "Guerra e Paz", de Portinari, no Memorial da América Latina na manhã de hoje, mas o ex-presidente desmarcou. O próximo evento agendado que deve ter a participação de Haddad e Lula será no dia 21 de maio, quando o ex-presidente deve receber o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal.