Título: Mercosul caminha para conversão de moedas locais
Autor: Grabois, Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 04/09/2006, Brasil, p. A2

Os governos do Brasil e da Argentina vão implementar a partir do ano que vem um sistema de compensação de moedas locais nas operações de comércio exterior entre os dois países. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a medida, na prática, vai causar uma desvalorização do real e do peso argentino. "O fluxo de dólares que vai entrar nos dois países vai diminuir e isso vai valorizar menos o peso argentino e o real", disse o ministro, reforçando que o efeito será benéfico, já que as duas moedas atualmente estão sobrevalorizadas.

O novo sistema de compensação de comércio entre entre Argentina e Brasil consiste na eliminação da conversão, tanto do peso como do real, para o dólar a cada passo das vendas e compras feitas entre os países.

As operações serão compensadas diariamente pelos banco centrais dos dois países e apenas o saldo dessa compensação será convertido em dólar.

De acordo com o ministro, até dezembro todo o desenho desse sistema deverá estar pronto. Entretanto, ainda será preciso modificar uma parte da legislação cambial no Congresso, o que, segundo Mantega, não será difícil.

Atualmente, do total de fluxo comercial realizado entre os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), 80% corresponde às trocas entre Brasil e Argentina. De acordo com Mantega, as negociação diárias entre os dois países chegam a US$ 18 milhões.

O ministro Guido Mantega participou na sexta-feira de uma reunião de ministros da Fazenda de países membros e associados ao Mercosul, no Rio.