Título: Indústria desacelera nos EUA e na Europa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/09/2006, Internacional, p. A9

A indústria nos EUA desacelerou no mês passado a um ritmo consistente com o recente esfriamento da economia. Já na Europa, o setor desacelerou mais do que esperado em agosto, graças sobretudo aos efeitos da alta de petróleo e do fortalecimento do euro.

O índice de atividade da indústria americana, elaborado pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês), caiu dos 54,7 pontos em julho para 54,5 pontos. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão.

O setor vem desacelerando desde o ano passado, o que reforça a expectativa do Fed (o BC dos EUA) de que o crescimento menor da da economia pode conter a inflação.

O relatório "corrobora outros dados recentes que indicam moderação na economia" neste final do ano, disse Thomas J. Duesterberg, CEO da Manufacturers Alliance (Mapi), um grupo de consultoria do setor industrial.

Na Europa, o índice NTC/Reuters da indústria caiu de 57,4 pontos em julho para 56,5, o mais baixo nível em cinco meses. Desde junho de 2005 o índice está acima de 50 pontos, que indica expansão.

O crescimento econômico da zona do euro pode ter alcançado seu pico no meio do ano. A Comissão Européia confirmou na semana passada que a expansão do segundo trimestre foi a mais rápida desde 2000. No mês passado, diversos indicadores mostraram queda na confiança do consumidor e do empresariado, além de redução nas vendas de varejo da Alemanha.

"A zona do euro cresceu mais do que o seu potencial, mas isso não deve se sustentar", disse Klaus Baader, economista-sênior para a Europa da Merrill Lynch, em Londres.