Título: Falta vacina contra meningite
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 27/10/2010, Cidades, p. 32

Saúde Governo Federal reconhece falha na distribuição de doses e alega que problema ocorre em todo o país devido a atraso no fornecimento de gelo seco, necessário para armazenar as ampolas ransportadas

Os postos de saúde do Distrito Federal estão sem vacinas contra meningite para crianças de até 2 anos. As 16 mil doses do lote da imunização de setembro, repassado pelo Ministério da Saúde, não deu conta da demanda. O Governo Federal admite a falha, que ocorre em todo o país, e pretende regularizar a distribuição até o fim de semana.

A gerente de Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Ana Luísa Grisoto, disse não saber precisar quando a vacina terminou nos postos da capital, mas desde o último dia 15 já havia poucas doses, segundo ela. Já a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde alegou que um atraso no fornecimento de insumos (gelo seco) necessários para armazenar as vacinas transportadas para todas as unidades da Federação prejudicou a distribuição das doses.

O órgão afirma que a aquisição do insumo foi regularizada, e que na quarta-feira da semana passada, enviaram 235.308 doses de vacinas ao Distrito Federal. Elas fazem parte do lote do mês de setembro. O ministério, no entanto, não informou quantas das vacinas enviadas ao DF são referentes à imunização contra meningite, mas espera que as rotinas de setembro e outubro sejam regularizadas até o fim desta semana.

Ana Luísa Grisoto confirmou o recebimento de vacinas na quinta-feira. Porém o lote não trouxe a imunização contra meningite referentes a outubro, que deveria ter chegado no fim de setembro, de acordo com gerente de Imunização da Secretaria de Saúde. Ela também afirma que essa é uma dose nova no calendário da rede pública de saúde. Não existia a vacinação para crianças de até 2 anos. Eram imunizadas apenas pessoas com doenças muito graves. Em setembro, foi a primeira vez que a recebemos, explica.

Pais preocupados O bancário Murilo Dantas Barreto, 30 anos, tenta vacinar a filha de 3 meses há uma semana. Eles foram ao Posto de Saúde do Guará, mas acabaram pegos de surpresa com a falta da imunização. Quando fui lá, falaram que a vacina estava em falta no posto e também comentaram que outro paciente tinha vindo do posto de Taguatinga com o mesmo problema. Eles me deram um número para ligar em alguns dias para saber da vacina, contou o bancário.

Murilo Barreto deu um prazo de cinco dias e retornou a ligação na segunda-feira. Dessa vez, ele foi informado de que a vacina contra meningite estaria em falta em todo o Distrito Federal. A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde confirmou a informação. Segundo o órgão, o lote repassado pelo Ministério da Saúde não teria sido suficiente para abastecer as 92 salas de aplicação nos postos de saúde do DF.

Com a falta da vacina, Murilo e a mulher têm a opção de imunizar a filha em uma clínica particular, mas precisam pagar R$ 150. Se eles (a Secretaria de Saúde) não me responderem, vou vacinar minha filha na particular mesmo. Porque, sem essa vacina, o ciclo fica interrompido e parece que foi a gente que não quis imunizar. A reclamação não é pela questão do dinheiro, mas por direito, afirmou Murilo. Além disso, ele ainda aponta os riscos de a criança acabar contraindo a doença.