Título: Preço de petróleo pede atenção
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 05/09/2006, Agronegócios, p. B11

O Brasil está no caminho certo como principal fornecedor de energia renovável, mas deve estar atento a possíveis quedas dos preços do petróleo no mercado internacional, alertou ontem o especialista em álcool e jornalista da revista inglesa "The Economist", Vijay V. Vaitheeswaran, durante o Summit Ethanol, seminário sobre álcool.

Segundo Vaitheeswaran, o atual cenário indica uma produção limitada para o petróleo no futuro, mas o mercado deve ficar atento às manobras dos países produtores do Oriente Médio, uma das principais regiões produtoras do mundo.

A produção de álcool como combustível é competitiva com os preços do petróleo a partir de US$ 40 por barril, segundo Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica). Ontem, os preços do petróleo Brent fecharam a US$ 68,85 o barril (para os contratos de novembro).

Para Vaitheeswaran, países como China, Colômbia e Canadá podem se juntar aos Estados Unidos e Brasil para se tornar fornecedores mundiais de álcool no curto e médio prazo.(MS)