Título: Odair Cunha é considerado homem de confiança de Chinaglia
Autor: Exman ,Fernando
Fonte: Valor Econômico, 25/04/2012, Política, p. A6

Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI mista do Cachoeira, orgulha-se de "receber importantes missões" de seu partido. Deputado de terceiro mandato, está no PT desde 1999 e tem uma trajetória ascendente na legenda. Nos últimos anos, passou a relatar projetos estratégicos para o Palácio do Planalto, como a proposta de prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e medidas provisórias ligadas ao Bolsa Família e ao Programa de Aceleração do Crescimento. Agora, terá a tarefa de conduzir as apurações da CPI. Ele nega que vá blindar o governo e fustigar a oposição.

Em Minas Gerais, Cunha é aliado dos ex-ministros do Desenvolvimento Social Patrus Ananias e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Na cúpula do PT, desenvolveu boa interlocução com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Sua indicação para a relatoria da CPI foi uma vitória do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Odair Cunha é considerado um homem de confiança de Chinaglia.

Nos últimos anos, aproximou-se de Marco Maia, para quem fez campanha junto à bancada mineira na eleição para a presidência da Câmara. Entre os outros concorrentes ao cargo de relator, os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Cândido Vaccarezza (PT-SP), Cunha é considerado o mais próximo de Marco Maia. Já Ideli conseguiu tirar do páreo Vaccarezza, ex-líder do governo na Câmara, que, apesar de contar com o apoio da cúpula do PT, tornou-se seu desafeto.

Seus críticos, porém, apontam sua influência na diretoria de Furnas e nos projetos sociais patrocinados pela empresa no sul de Minas Gerais, o que o deputado nega. Odair Cunha é padrinho político do diretor de Gestão Corporativa da estatal do setor elétrico, Luís Fernando Paroli Santos.

Cunha é ligado à Igreja, e atuou como consultor jurídico de prefeituras e câmaras de vereadores no sul de Minas. Advogado, também foi diretor da Rádio Difusora do município de Campanha. Atualmente, Cunha é vice-líder do governo na Câmara e integra as frentes parlamentares em defesa da indústria têxtil e de confecção, da cafeicultura e da mídia regional.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito investigará as ligações do suposto esquema chefiado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e o setor privado. (FE e RC)