Título: Acordo com africanos vai incluir setor automotivo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/09/2006, Brasil, p. A2

O estreitamento das relações políticas entre o Brasil, a África do Sul e a Índia já começa a dar frutos concretos. No próximo mês de outubro, o acordo em vigor entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral (Sacu), atualmente composto por aproximadamente 2 mil itens, será ampliado com a inclusão de produtos do setor automotivo, como automóveis, motores, caminhões e autopeças. "A ampliação do acordo está praticamente certa", disse o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Itamaraty, embaixador Régis Arslanian.

Ele acrescentou que Mercosul e Índia também discutem o aprofundamento do acordo que foi assinado em dezembro de 2005 e não a ampliação, como será feito com o Sacu, mas com maiores reduções nas alíquotas de importação dos produtos que hoje estão no tratado de preferências tarifárias. "O importante é que, nos dois casos, haverá tratamento diferenciado para Paraguai e Uruguai", destacou o negociador do Itamaraty.

Segundo ele, no acordo fechado com a Índia, somente o Paraguai terá preferência no mercado indiano para exportar soja. No caso do Sacu, paraguaios e uruguaios terão tarifas reduzidas para carnes, lácteos e soja.

Arslanian disse, ainda, que no encontro entre os chefes de Estado da Índia, do Brasil e da África do Sul, marcado para o próximo dia 13 de setembro, os líderes dos três países se manifestarão favoravelmente ao início das negociações para um acordo de livre comércio trilateral. Será um tratado inédito na história do comércio mundial.