Título: Tribunal suspende propaganda
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/09/2006, Política, p. A8

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, ontem, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, de repetir comercial em que faz críticas ao mensalão e aos escândalos de corrupção envolvendo o PT. A decisão foi tomada pelo ministro Marcelo Ribeiro e ainda será encaminhada para o plenário do TSE. Composto por sete ministros, o plenário poderá tomar duas atitudes: confirmar a proibição e ainda dar um direito de resposta ao PT, ou manter o comercial do PSDB citando o mensalão.

A decisão poderá ser tomada ainda hoje e será essencial para a campanha de Alckmin. Na tentativa de subir nas pesquisas, o candidato tucano está acentuando as críticas contra o governo Lula e o PT em suas inserções na TV. No comercial, o PSDB mostrava Lula fazendo promessas na campanha de 2002 para, em seguida, citar o mensalão, as denúncias de caixa 2 no PT e de "dólar na cueca". Em seguida, um locutor fala: "O Brasil vive a maior crise de corrupção da história. E você ainda acredita no Lula?"

O ministro do TSE afirmou, em sua decisão, que não se impressionou com as críticas ao caixa 2 e ao mensalão. Por outro lado, considerou ofensiva a Lula a afirmação de que "o Brasil vive a maior crise de corrupção da história". "A vinculação da afirmada 'maior crise de corrupção da sua história' à credibilidade do atual presidente da República me parece, em um juízo provisório, ofensiva." (JB)