Título: Centro de Inteligência sairá do papel
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2006, Agronegócios, p. B12

O Centro de Inteligência do Café (CIC), idealizado para ser o maior banco de dados da cafeicultura mundial, deve entrar em operação a partir de janeiro de 2007. "Estamos em fase de finalização do levantamento dos dados estatísticos do setor", disse Aguinaldo José de Lima, superintendente executivo do CIC.

O centro de inteligência vai priorizar três áreas de atuação. No mercado interno, serão analisados os pontos fracos e fortes do setor para se montar um plano estratégico para a política do café, com levantamento de dados da cadeia produtiva, industrial e tendência de mercado. No mercado externo, o CIC analisará as ações dos principais concorrentes do Brasil. A terceira área será uma análise mercadológica do setor. "Nossos técnicos vão analisar as notícias que saem na mídia internacional para acompanhar o que acontece no mundo", afirmou Lima.

Segundo ele, o CIC vai atuar como um serviço de inteligência do setor cafeeiro. Por isso, a necessidade de coletar informações da também da concorrência. "Vamos acompanhar as tecnologias desenvolvidas e analisar os custos de outros países para entender os concorrentes." Os técnico do CIC também vão acompanhar o consumo, inovação e tendências de mercado de países produtores e importadores de café para se fazer uma análise da estratégia deste setor.

Atualmente, o CIC trabalha para reunir acervo histórico do setor o no Brasil em parceria com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e com o Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa), vinculado à Universidade de São de Paulo (USP). A sede temporária do CIC está instalada em Minas Gerais, nas dependências da Secretaria de Agricultura do Estado. MS