Título: Bancos se prepararam para corte
Autor: Sérgio, Luiz
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2006, Finanças, p. C1

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter em 0,50 ponto o ritmo de corte da taxa Selic não surpreende o mercado financeiro. Nos últimos três pregões, o mercado futuro de juros da BM&F registrou volumes expressivos de negociação. O movimento financeiro subiu ontem 55,8%, para R$ 121 bilhões. Formalmente, a curva futura de juros respeitava a sinalização contida na última ata do Copom de que a intenção inicial seria de diminuir o compasso de baixa para 0,25 ponto. Mas as apostas dos bancos não eram secas: a engenharia financeira permite a eles assumir posições diferentes em contratos de distintos vencimentos, neutralizando as perdas se o Copom optasse pelo compasso de queda de 0,50 ponto.

A possibilidade de a Selic cair a 14,25% cresceu depois que instituições de peso - as consultorias AC Pastore e Tendências e os bancos Santander Banespa e Credit Suisse - quebraram o consenso e divulgaram relatórios defendendo a continuidade do desaperto no ritmo anterior. O DI futuro se preparou para a decisão mas a curva de juros, ainda em sintonia com a sinalização da ata, terá de ser revista hoje. A projeção de taxa Selic para o final do ano, em 14%, poderá cair.

Para Elson Teles, economista-chefe da Concórdia Corretora de Valores, a decisão "deverá causar mudanças nos preços dos principais ativos, pois não estava inteiramente precificada pelo mercado". Segundo ele, a decisão deve ter sido pautada pela avaliação de melhora no balanço de riscos entre inflação e atividade, observada desde a última reunião. "Os sinais de inflação abaixo do esperado e atividade econômica mais fraca, bem como a diminuição da incerteza atribuída ao cenário externo, dariam o respaldo técnico para uma nova redução de 0,5 ponto, sem colocar em risco as importantes conquistas obtidas no combate à inflação e na manutenção do crescimento econômico", diz Teles.

Como lembra Marcel Pereira, economista-chefe da RC Consultores, a sinalização de corte menor posta na última ata estava condicionada ao grau de incerteza do cenário externo. Naquele momento, o temor geral era de que o Federal Reserve (Fed) iria elevar a taxa básica para 5,5%, o que não se confirmou, atenuando as tensões internacionais. "Todo o restante da última ata descrevia um cenário benigno. E este cenário perdura", diz Pereira.

Para Boris Tabacof, diretor do departamento de economia do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a redução da Selic em 0,50 ponto não deve ser creditada apenas ao comportamento mais fraco da atividade econômica nos últimos dois meses (junho e julho), mas também ao olhar do Copom para 2007. "Os canais de transmissão da política monetária consolidaram um IPCA abaixo da meta (4,5%) para este ano. A partir de agora, o Copom olha para 2007, cuja meta, segundo as previsões de mercado, deverá ser atingida sem maiores dificuldades", diz. Com o ritmo mais fraco da produção industrial, o aumento da taxa de desemprego, o saldo comercial mais favorável e o aumento do volume das reservas internacionais, a sinalização passou a ser de nova redução de 0,50 ponto em agosto.

Mesmo após a decisão de ontem, o Brasil se mantém na liderança dos maiores juros reais do mundo, com projeção de 9,6%. Mas, como observa o economista-chefe da UP Trend Consultoria, em termos de juros nominais, a Selic é superada pelas taxas da Turquia (17,50%) e da Indonésia (15,58%).

Após a decisão do Copom, o Bradesco anunciou a redução dos juros de diversas modalidades de crédito, tanto para pessoas físicas quanto paras jurídicas. Para os clientes pessoa física, os juros do cheque especial caíram de 8,09% para 8,05% ao mês, na máxima, e de 4,50% para 4,48% ao mês na mínima. As taxas do crédito pessoal foram reduzidas de 5,63% para 5,59%. Para empresas, os juros do capital de giro caíram de 5,96% para 5,92%, na máxima, e de 2,99% para 2,95% na mínima. Os juros da linha de desconto foram reduzidos de 4,21% para 4,17% na máxima, e de 1,96% para 1,92% na mínima.