Título: Cruzeiro do Sul oferece em banca de jornal cartão para aposentados
Autor: Silva, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2006, Finanças, p. C5

O Cruzeiro do Sul vai vender cartão de crédito para aposentados em bancas de jornais. Para isso, criou o Banco Banca, uma joint venture com o Grupo Gol, do Rio, que é especializado em comercializar produtos em jornais e revistas.

A idéia do banco é colocar anúncios e encartes em jornais de todo o país. O anúncio é voltado para aposentados e pensionistas do INSS e oferece um cartão de crédito com a bandeira Visa. No próprio anúncio há um cupom para solicitar o cartão. Não há anuidades e o limite de crédito é de duas vezes o benefício mensal. A taxa de juros do cartão é de 2,86% ao mês, menor que a de outros cartões do mercado e o teto fixado pelo INSS para o empréstimo consignado.

Segundo Luis Octavio Índio da Costa, diretor executivo do Cruzeiro do Sul, a idéia é colocar o material em 53 grupos de comunicação, que publicam jornais distribuídos em 45 mil bancas em todo o país. A cada semana, entre dois e três jornais de cada região vão ganhar o anúncio. Até 20 de dezembro, o banco pretende ter atingido o Brasil todo.

A meta é emitir 1 milhão de plásticos após chegar aos 53 jornais. As publicações começaram na terça-feira em três jornais de São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. Segundo Índio da Costa, o banco recebeu 4,8 mil pedidos de cartões por telefone nas primeiras 48 horas após a publicação. Falta ver ainda como será o comportamento das pessoas com o cupom.

Como o prazo médio de envio pelo correio é de três dias, ainda não deu tempo de avaliar, diz. Segundo o executivo, cerca de 70% dos pedidos feitos até agora são de aposentados que não têm conta-corrente em bancos. Em São Paulo, o material saiu no "Diário de São Paulo". O encarte será publicado às terça-feiras, mas em toda edição do jornal sairá o cupom para o pedido do cartão. Para viabilizar a estratégia, foram feitos acordos de publicação com os periódicos.

Para Fernando Castejon, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Visa, a forma de divulgação deste cartão é "simpática e inteligente", além de "didática".

Índio da Costa conta que, após os aposentados, o projeto pode chegar a outros públicos, como funcionários públicos, e incluir outros produtos financeiros.

O Cruzeiro do Sul já tem um cartão de crédito para aposentados, com 120 mil plásticos emitidos. A joint venture será dividida em partes iguais entre o banco e o Grupo Gol, que já vendeu mais de 45 milhões de CDs.

Segundo pesquisa apresentada ontem no "C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor", que ouviu 181 executivos, apenas 4% deles acham que o cartão de crédito com desconto em folha de pagamento não tem potencial de crescimento. O setor público é onde esse produto tem o maior potencial, segundo avaliação de 40%; outros 38% dizem ser no setor privado e 18% no INSS.