Título: Schwab rebate Mandelson
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 31/01/2007, Brasil, p. A4

A representante de comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, negou ontem afirmações do comissário europeu, Peter Mandelson, de que estaria emergindo um consenso por acordo agrícola em torno das propostas do G-20, o grupo liderado pelo Brasil. Schwab disse que se a proposta fosse a "zona de aterrissagem" para um acordo, já se saberia disso em julho do ano passado, quando a Rodada Doha foi suspensa em meio a divergências enormes entre a UE, EUA, Brasil, Índia, Japão e Australia.

As afirmações da representante americana, em entrevista na OMC, refletem crescente divergência entre Washington e Bruxelas sobre as perspectivas de um "breakthrough" na negociação agrícola proximamente. Enquanto Mandelson se diz otimista, Schwab está mais prudente, alertando que há muita coisa para resolver.

Embora Schwab resista publicamente à proposta do G-20 - que prevê corte de tarifas de 54% e redução dos subsídios americanos para menos de US$ 15 bilhões -, importantes fontes na OMC dizem não ter dúvida de que ela sabe que é por aí que um acordo é possível.