Título: Diferença de seis a nove pontos
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2010, Política, p. 2

Duas pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas ontem mostram pouca evolução na diferença de percentuais entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A oscilação entre os candidatos fica de seis a nove pontos percentuais. Os dois institutos realizaram as pesquisas depois do primeiro debate no segundo turno entre os dois postulantes ao Palácio do Planalto, realizado pela TV Bandeirantes no último domingo.

Na pesquisa do Ibope, a candidata do PT teria hoje 49% dos votos, enquanto o tucano somaria 43%, uma diferença de seis pontos. Quando se trata de votos válidos ¿ excluídos brancos e nulos¿,Dilma conta com 53% da preferência dos entrevistados, enquanto Serra registra 47%. Os indecisos, segundo o Ibope, são3%e os votos brancos e nulos somados chegam a 5%. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A sondagem do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35.660/2010. As 3.010 entrevistas foram realizadas entre segunda-feira e ontem.

Na outra pesquisa divulgada ontem, do instituto Vox Populi, Dilma teria hoje uma margem de 9% de dianteira em relação a Serra, levando em conta os votos válidos. Na computação geral, a candidata petista somaria 48% das pessoas entrevistadas, contra 40% do tucano.

Tirando os votos brancos e nulos¿6%, segundo a pesquisa ¿ e os indecisos ¿que totalizaram 6% ¿, Dilma abre uma vantagem de pouco mais de 9%, chegando a 54,5%. Serra teria 45,5%. A pesquisa do Vox Populi foi encomendada pela Band e portal IG, ouviu três mil pessoas entre 10 e 11 de outubro, em 214 cidades, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35.648/2010. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

A primeira pesquisa sobre a votação do segundo turno foi divulgada no último sábado pelo Datafolha. Naquela amostragem, a diferença entre os dois candidatos oscilava abaixo de 10%. Contando somente os votos válidos, Dilma somou 54%, enquanto Serra acumulou 46%. Juntando todos os eleitores ¿ brancos, nulos e indecisos ¿, a petista tinha 48% da preferência, contra 41%de seu adversário. A amostragem realizada no dia 8, entre 3.265 eleitores, foi anterior ao primeiro debate entre os candidatos. Porém, segundo o Vox Populi, apenas 22% das pessoas entrevistadas disseram que tinham assistido ao confronto entre os dois candidatos na Band. Outros 77% afirmaram que não assistiram ao debate e 60% nem ouviram falar do programa.

Termômetro Hoje, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) vai divulgar mais uma pesquisa.

Será a quarta amostragem eleitoral entre os dois candidatos que disputam o segundo turno para a Presidência da República.

A sondagem foi feita pelo Instituto Sensus.