Título: Sem racha entre PV e Marina
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2010, Política, p. 7

A executiva nacional do PV se reuniu em peso ontem em Brasília para evitar posições distintas em relação ao segundo turno ¿ uma do partido e outra da senadora Marina Silva, que saiu da disputa presidencial com 19,6 milhões de votos. Após seis horas de intensa discussão, os 53 integrantes da executiva presentes no encontro decidiram que a legenda e Marina terão uma única posição na convenção marcada para o próximo domingo.

A hipótese mais provável, que ganhou ainda mais força na reunião de ontem, é que o partido e a ex-presidenciável se mantenham neutros, sem apoio a Dilma Rousseff (PT) ou a José Serra (PSDB).

Diante da divisão nos estados e como a vontade dos dirigentes do PV é apoiar Serra, os filiados devem ser liberados para apoiar quem quiserem, sem o uso oficial da sigla do partido, como ficou acertado no encontro de ontem.

Desde o resultado do primeiro turno, que conferiu a Marina uma votação expressiva u m papel decisivo para a etapa final da disputa presidencial, essa foi a primeira vez que os membros da executiva nacional se reuniram para discutir o apoio de Marina e do partido. O encontro foi resultado da divisão existente hoje no PV: o grupo político da senadora quer que ela fique neutra, enquanto os dirigentes do PV de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais¿ que detêm o controle da legenda¿ querem apoiar Serra.

A reunião de ontem foi uma tentativa de antecipar a decisão.

Articulada pelos dirigentes serristas, o objetivo era evitar o prolongamento da indefinição. Muitos membros da executiva chegaram à sede do PV, no Lago Sul, defendendo o anúncio de uma posição ainda ontem. A tentativa foi barrada por Marina Silva e seus apoiadores.

Marina, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, e o vice presidente, Alfredo Sirkis, comandaram a reunião. Fernando Gabeira, candidato derrotado ao governo do Rio e apoiador de Serra, também participou do encontro.¿ Minha posição foi para que o partido marche junto. Se a decisão for pela independência, que libere os apoios locais, sem o uso da sigla do PV¿, disse Gabeira.

Propostas A ex-presidenciável confirmou que Serra e Dilma já receberam o documento elaborado pelo PV com as sugestões de propostas de governo. Os candidatos têm três dias para se manifestar sobre a incorporação das iniciativas nos respectivos planos de governo. Marina voltou a falar com Dilma, por telefone, manteve um ¿contato indireto¿ com Fernando Henrique Cardoso e recebeu sinalizações de Serra¿ por meio de Alfredo Sirkis¿ sobre a disposição de incorporar as propostas. ¿Prevalecem o diálogo e o encaminhamento programático, e não a lógica de cargos e amizade¿, disse, ressaltando que só se manifestará sobre declarações de apoio após a convenção de domingo.

Cerca de 100 pessoas¿ conselheiros, membros da executiva nacional e candidatos derrotados do PV, além de 15 representantes da sociedade que apoiaram Marina¿têm direito a voto na convenção. O encontro está previsto para começar às 10h, em São Paulo.