Título: EUA ameaçam bater em teto da dívida em 2012
Autor: Jones, Dow
Fonte: Valor Econômico, 18/05/2012, Finanças, p. C2

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse nesta quinta-feira que o país deverá atingir o teto de seu endividamento de US$ 16,394 trilhões no fim deste ano, embora o Tesouro tenha medidas especiais para ganhar mais tempo, provavelmente até o início do próximo ano.

Ele descartou os argumentos de que o Congresso precisou usar o limite da dívida como um indutor para forçar cortes dos gastos. "Lembre-se de que há uma combinação de cortes fiscais que estão vencendo e diminuições muito substanciais de gastos que entrarão em vigor no ano que vem se o Congresso não agir. Esse é realmente um poderoso incentivo para que o Congresso contribua."

Para Geithner, elevar o teto da dívida não tem que representar necessariamente uma crise, como foi no ano passado, quando uma disputa partidária sobre como fazer isso levou os EUA à beira do default.

Falando em um evento em Baltimore, Maryland, Geithner reiterou que os EUA esperam alcançar o limite de endividamento antes do final do ano.

O secretário ainda afirmou que a crise da dívida na Europa, os preços mais altos do petróleo, os cortes orçamentários e os aumentos nos impostos apresentam riscos à economia dos EUA, mas que o país deve superá-los.

"Enfrentamos alguns desafios bastante difíceis. Mas eles são gerenciáveis para os Estados Unidos", disse ele.

Após a eleição presidencial de novembro deste ano, a administração do presidente Barack Obama e o Congresso do país terão menos de dois meses para tomar decisões cruciais sobre os impostos e o orçamento, e que podem atrapalhar a esperada recuperação econômica americana.

(Com agências internacionais)