Título: O mundo aplaude e vibra
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2010, Mundo, p. 26

Líderes de vários países elogiam o sucesso no resgate dos 33 mineiros. Lula telefona e parabeniza o presidente Sebastián Piñera

Quando Víctor Zamora Bugueño, o14º mineiro a ser resgatado, chegou à superfície, na manhã de ontem, não foi recebido pelo presidente chileno, Sebastian Piñera, como os colegas que subiram antes. Na hora, o mandatário recebia um telefonema do colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, um dos muitos líderes que parabenizaram pessoalmente Piñera durante todo o resgate. Autoridades de todo o mundo felicitaram a equipe de salvamento, os mineiros e o governo chileno, por meio de declarações oficiais ou na rede de microblogs Twitter. Em audiência no Vaticano, o Papa Bento XVI disse que continuará rezando pelos mineiros do deserto de Atacama.

No telefonema de 10 minutos, feito às 11h30, Lula disse que ¿o mundo está orgulhoso¿ do trabalho do governo chileno, e elogiou em especial a dedicação de Piñera e dos homens envolvidos no ¿extraordinário resgate¿. ¿Presidente Lula, estamos vivendo um dia de emoção, força e companheirismo. Lula, obrigado por solidarizar-se com a gente. Nos vemos em breve¿, respondeu o chileno, que mandou ¿o abraço mais forte do mundo¿ e reforçou o convite para que o colega visite o Chile em novembro. De acordo com o Planalto, Lula já tinha marcado a viagem para 3 de novembro, mas resolveu adiar por conta do segundo turno, que será realizado três dias antes. Está previsto, no entanto, que a visita ocorra ainda em novembro. Lula aproveitou o momento para felicitar também o boliviano Evo Morales ¿ que esteve durante boa parte do dia ao lado de Piñera ¿ e pedir que ele ¿cuidasse bem¿ do mineiro boliviano Carlos Mamani.

Logo depois, o presidente chileno recebeu as ligações da colega argentina, Cristina Kirchner, e do venezuelano Hugo Chávez. A ele, com quem não mantém boas relações, Piñera agradeceu ao venezuelano pelas declarações de apoio postadas no Twitter. ¿Obrigado por suas palavras. O melhor da vida é o que vamos fazer juntos daqui em diante¿, disse o chileno.

Emoção

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que foi ¿emocionante¿ acompanhar o resgate pela televisão, desde o início. ¿Ontem (terça-feira) à noite, o mundo inteiro presenciou como o primeiro mineiro foi resgatado de uma profundidade de 2 mil pés e, depois, abraçado pelo filho e pela família. As lágrimas que derramaram expressavam não apenas seu próprio alívio, não apenas sua própria alegria, como também a de todos, no mundo inteiro¿, disse Obama, nos jardins da Casa Branca, durante um ato oficial. Ele acrescentou que estava ¿orgulhoso¿ da participação de todos os americanos que ajudaram no resgate ¿ em especial, especialistas da Nasa (agência espacial), que assessoraram a equipe chilena.

Em comunicado, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou que compartilha da alegria dos mineiros e de suas famílias depois de acompanhar a tragédia ¿dia a dia¿. ¿Parabenizo esses homens pela coragem e dignidade que demonstraram em condições extremas, e agradeço pela lição de solidariedade e fraternidade que eles deram ao mundo¿, disse. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o rei Juan Carlos, da Espanha, felicitaram também os mineiros e o presidente chileno. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, telefonou para Piñera. Falando à imprensa na Hungria, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, elogiou ¿o companheirismo e a resistência dos mineiros, a seriedade e a eficácia da operação e a solidariedade de todos os envolvidos¿. Segundo Barroso, os chilenos enviaram ao mundo uma ¿mensagem de esperança e confiança¿.

DEU NO...

THE NEW YORK TIMES

Audiência global

O jornal mais prestigiado dos EUA ¿ e um dos mais lidos mundo afora ¿ manteve o salvamento dos mineiros como notícia principal por todo o dia, atualizando a cada resgate concluído. O jornal também noticiou com destaque a comoção global pelos trabalhadores chilenos, inclusive na China, onde ¿o público fez festa para cada um dos que foram resgatados do outro lado do mundo¿.

LA RAZÓN

Livres!

Com essa manchete, o diário boliviano saudou o salvamento rápido e bem sucedido dos trabalhadores retidos por 68 dias na mina San José, no Chile. Como outros meios do país, La Razón destacou a saída do boliviano Carlos Mamani, o quarto a ser retirado do abrigo a cerca de 700m de profundidade.

CLARÍN.COM

Histórias e afetos

Na capa de um dos principais diários da Argentina, foi a dimensão humana do reencontro dos mineiros resgatados com parentes e amigos que acompanharam a Operação Fênix em Copiapó. O site do jornal na internet ofereceu link para quem quisesse acompanhar o salvamento ao vivo pela emissora Chilevisión. O texto do enviado ao acampamento Esperança, montado na área da mina San José, relatava a espera ansiosa pela saída de cada um dos 33.

LE FIGARO

Sequelas psicológicas

Enquanto os concorrentes esquerdistas (Le Monde e Libération) preferiam dar manchete para a onda de protestos na França contra a reforma da Previdência, o direitista Figaro foi o único dos grandes jornais franceses a manter como notícia principal o drama humano dos trabalhadores na mina chilena. A reportagem focaliza os cuidados médicos reservados aos mineiros após o resgate e o acompanhamento psicológico necessário para que eles ¿vivam serenamente o retorno à vida normal¿.

BBC

Gracias, Chile!

Também no site da emissora pública britânica, começando pela página internacional, o resgate na mina San José foi manchete durante todo o transcurso da operação, com pronta atualização da marcha do salvamento. A reportagem destacou o agradecimento de Florencio Ávalos, o primeiro dos 33 a sair da cápsula de resgate, ao ser cumprimentado pelo presidente Sebastián Piñera