Título: Renascimento
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2010, Mundo, p. 26

Chile

Tudo o que Carlos Barrios, 27 anos, mais quer é jogar futebol e curtir pela primeira vez a gravidez da namorada. Carolina soube que espera um filho dele em 12 de agosto, exatamente uma semana após parte da mina de San José ceder, soterrando o trabalhador e seus 32 colegas. Mas o maior desejo de Carlos foi realizado às 10h55 de ontem. Assim que a porta da cápsula Fênix 2 se abriu, após uma viagem ascendente de 622m, ele deparou-se com o pai, Antenor, e com o primo Juan. O calor humano, do qual ele tinha sido privado por 69 dias, veio em forma de longos abraços. Por telefone, cinco horas após o reencontro, Antenor contou ao Correio que sentiu uma ¿emoção muito grande¿ ao rever o filho e descreveu as primeiras palavras do mineiro. ¿Carlos disse-me que queria muito a mim, que me amava¿, relata o pai. Por sua vez, Juan afirmou à reportagem que o primo mostrou ansiedade em voltar para casa e bater bola com os amigos. ¿Ele estava tranquilo, mas com vontade de chorar. Falou que estava muito orgulhoso por nossa força e sacrifício, por não termos capitulado¿, descreveu. O encontro durou dois minutos. Carlos foi o 13º homem a sair da mina.

Era impossível conter o choro. O operário Alberto Segovia viu de longe o irmão, Darío, 48 anos. A cunhada, Jessica Chille, foi recebê-lo à boca do túnel. Ele admitiu à reportagem que não conseguiu segurar as lágrimas. ¿Senti uma alegria imensa, foi como voltar a ver meu irmão nascer¿, disse. Às 18h, logo após encontrar-se com Darío pela primeira vez, no improvisado hospital de campanha, ele deu um suspiro de alívio, ao ser perguntado sobre a situação do irmão. ¿Darío está muito bem. Saiu nervoso da mina, mas já se acalmou. Ele me disse que a espera foi muito grande e que, por estar na superfície¿ Está praticamente bem¿, revelou, com a voz trêmula. Até o fechamento desta edição, 29 dos 33 mineiros tinham sido retirados da mina.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fiscalizou pessoalmente quase todas as viagens dos soterrados rumo à superfície. Na manhã de ontem, ao lado do colega boliviano, Evo Morales, fez um pronunciamento emocionado. ¿Vivemos uma noite mágica, da qual recordaremos para o resto de nossas vidas. Uma noite em que a vida derrotou a morte, a esperança derrotou a angústia¿, declarou o mandatário. ¿Os mineiros nos deram exemplo de como enfrentar a adversidade. Nossos engenheiros e técnicos mostraram ao mundo como fazer um resgate que parecia impossível¿, acrescentou.

O que aparentava ser improvável revelou-se alvo de admiração. Chefes de Estado de vários países elogiaram a rapidez da operação. Laurecence Golborne, ministro da Mineração do Chile, assegurou que o resgate terminaria até o fim do dia de ontem. ¿Avançamos muito rápido, em tempos inferiores ao previsto. Isso nos leva a crer que esta operação de resgate pode terminar à noite¿, explicou. A previsão inicial era de que o salvamento estaria completo em 48 horas. Uma ¿otimização¿ dos tempos de subida e de descida da Fênix reduziu o ciclo de içamento de cada um dos 33 mineiros. Se o tempo estimado para cada viagem era de uma hora, os especialistas o reduziram para entre 45 e 50 minutos.

Mudanças Um dos resgates mais difíceis da história também desdobrou dramas pessoais e mostrou que a iminência da morte pode levar o homem a transformações. À 0h10 de ontem, quando a Fênix 2 trazia ainda o primeiro mineiro, Florencio Ávalos, um batalhão de jornalistas se acotovelava em uma tenda do Acampamento Esperanza ¿ a 45km de Copiapó. Os flashes e as câmeras se dirigiam a Alfonso Ávalos, pai do sobrevivente, que dali assistia ao resgate. Segundo as agências de notícias, ele e o filho teriam brigado dias antes. O pai só obteve a autorização de Florencio para estar com a família, perto do poço, instantes antes da chegada da cápsula. Tudo indica que o mineiro havia feito as pazes com Alfonso. Ainda no interior da mina, o operador de máquina Claudio Yáñez, de 34 anos, prometeu se casar com a noiva. Por volta das 7h de ontem, ele abraçou Cristina Nunez, enquanto era filmado por uma das duas filhas.

Carlos Barrios, Alberto Segovia, Florencio Ávalos, Claudio Yáñez e os colegas terão que lidar com o preço da fama. Na manhã de ontem, Mario Sepúlveda ¿ o segundo a ser salvo ¿ encarnou o papel de porta-voz do grupo de mineiros e pediu à imprensa: ¿Por favor, não nos tratem como artistas, como jornalistas, quero que continuem me tratando como Mario Sepúlveda, o trabalhador¿. A vida dos sobreviventes de San José vai mudar. Leonardo Farkas, empresário chileno do ramo de mineração, doou a cada família um cheque no valor de US$ 10 mil. O magnata grego Liberis Polixronopoulos, diretor da mineradora Elmin, ofereceu pacotes turísticos para a Grécia, com direito a acompanhante. Segundo o jornal Le Figaro, o chefe executivo da Apple, Steve Jobs, dará um iPod de presente a cada trabalhador. Produtoras de Hollywood e escritores se mobilizam para contar o drama deles em filmes e livros. O espanhol Real Madrid e o britânico Manchester United os convidaram a assistir a uma partida das equipes de futebol.