Título: Morre Ford, o 'presidente desajeitado'
Autor: AI
Fonte: Valor Econômico, 28/12/2006, Internacional, p. A10

O ex-presidente dos Estados Unidos Gerald Ford, que assumiu o cargo depois do escândalo Watergate e mais tarde perdoou Richard Nixon, morreu aos 93 anos de idade, informou sua viúva, Betty Ford em comunicado de anteontem. Ex-congressista republicano, Ford assumiu o governo prometendo que "nosso longo pesadelo nacional terminou". Ele governou por dois anos e meio, com um estilo às vezes ridicularizado, até que perdeu a eleição presidencial de 1976 para o democrata Jimmy Carter.

Ford, que era o mais velho ex-presidente dos EUA vivo, estava doente e fora da vida pública havia anos. Foi o único presidente dos EUA que não foi eleito nem para a Presidência nem para a Vice-Presidência. Ford foi designado vice-presidente em 1973, depois que o vice de Nixon, Spiro Agnew, renunciou para evitar ser processado por corrupção.

Quando Nixon renunciou, em 9 de agosto de 1974, para evitar um impeachment em meio ao escândalo da invasão politicamente motivada dos escritórios do Partido Democrata no complexo Watergate, em Washington, Ford tornou-se presidente. Um mês depois, em 8 de setembro de 1974, Ford chocou o país e provocou forte polêmica ao dar a Nixon "perdão total, livre e absoluto" por qualquer crime que possa ter cometido no cargo. Isso estabeleceu o padrão paradoxal deste político de tendência dura, que serviu durante 26 anos como congressista por Michigan.

"O presidente Ford foi um grande americano, que dedicou muitos anos de serviço ao nosso país", disse em comunicado o presidente George W. Bush. "Com sua integridade discreta, bom senso e instintos bondosos, o presidente Ford ajudou a tratar do nosso país e a restaurar a confiança pública na Presidência." Com a morte de Ford, restam três ex-presidentes vivos, incluindo George H.W. Bush, Carter e Bill Clinton. Bush é o mais velho, com 82 anos, poucos meses a mais que Carter.

O curto mandato de Ford como 38º presidente dos EUA teve duas tentativas de assassinato; a queda do Vietnã; brigas constantes com o Congresso; e um estilo desengonçado que lhe rendeu muitas piadas. Críticos ridicularizavam seu estilo desajeitado, dizendo que "não poderia mascar chicletes e andar ao mesmo tempo". Ford alimentou questões sobre seu intelecto e compreensão dos problemas com gafes notórias. Mas ele quase conseguiu tirar os 30 pontos de vantagem que Carter tinha no início da campanha e perdeu uma das eleições mais disputadas da história dos EUA.

Gerald Rudolph Ford nasceu em Omaha, Nebrasca, em 14 de julho de 1913. Seu nome era Leslie King, mas seus pais divorciaram-se logo depois do nascimento e ele assumiu o nome do padrasto, Gerald Ford Sr.

A mulher de Ford, Betty, tornou-se também uma figura nacional, primeiro como primeira-dama cheia de opiniões e depois com sua cruzada contra drogas e álcool.