Título: Apenas generalidades
Autor: Rizzo, Alana ; Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 16/10/2010, Política, p. 3

Dilma Rousseff repete exaustivamente nos programas de televisão, comícios e entrevistas o projeto de construir 6 mil creches pelo país. Até agora, é a única proposta detalhada pela candidata, que reproduz frases de efeito em toda oportunidade. %u201CUm país deve ser medido pela capacidade que tem de proteger suas crianças e seus jovens e de fortalecer vínculos familiares%u201D, diz.

O programa do tucano José Serra não é diferente. As poucas vezes em que aborda o tema, ele fala de forma genérica. Diz que vai combater de forma %u201Cenérgica%u201D o trabalho infantil e ainda construir %u201Cmuitas creches%u201D. A infância não é assunto dos discursos de Serra, que prefere falar de escolas técnicas e de saúde. Em qualquer oportunidade, o tucano apresenta o projeto Mãe Brasileira, versão nacional do Mão Paulistana, que garante atendimento médico às gestantes e distribui enxoval.

O único ato concreto voltado para as crianças e os adolescentes durante a campanha foi o documento assinado por Dilma e por Serra, ainda no primeiro turno, no projeto Presidente Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Os compromissos preveem reduzir a mortalidade infantil e materna, melhorar o ensino público, proteger crianças de abuso, negligência, exploração e violência, e ainda desenvolver ações de prevenção para reduzir os casos de Aids entre a população infanto-juvenil.

%u201COs candidatos se comprometeram com as metas apresentadas e cobraremos, não importa quem ganhe, que eles persigam esses compromissos. Temos um imenso desafio, que é melhorar a situação dessas crianças e adolescentes%u201D, afirma Denise Cesário, gerente executiva da fundação. (AR e RM)