Título: Oposição pede que Procuradoria apure denúncia
Autor: Cunto , Raphael di
Fonte: Valor Econômico, 29/05/2012, Políitica, p. A6

Partidos de oposição pediram à Procuradoria Geral da República (PGR) abertura de inquérito policial para investigar a suposta "chantagem" feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relatada pela revista "Veja".

Para a oposição, a denúncia de que Lula pressionou Mendes a trabalhar pelo adiamento do julgamento do mensalão no STF comprova a intenção do ex-presidente de usar a CPI para tentar protelar a decisão do Supremo sobre o caso.

Segundo Mendes confirmou à imprensa, Lula teria feito uma ameaça velada, ao lembrar viagem que o ministro do Supremo fez a Berlim, onde se encontrou com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), informações que estariam na CPI.

"Chantagem é a palavra. Eu diria crime de coação no curso de processo. Foi isso que o presidente Lula fez. Ameaçou gravemente o ministro do Supremo, para obter dele uma complacência no julgamento do mensalão", afirmou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Representação assinada por lideranças do PSDB, do DEM, do PPS, além do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), protocolada ontem à tarde na PGR, aponta que Lula infringiu três artigos do Código Penal: coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa. "Esse é o momento de descontrole total do presidente Lula. Tanto emocional quanto político", disse Jarbas.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, cobrou, em nota, explicações de Lula. "O Supremo deve se manter imune a qualquer tipo de pressão ou ingerência. Ainda que o processo de nomeação de seus membros decorra de uma escolha pessoal do presidente da República, não cabe a este tratá-los como sendo de sua cota pessoal, exigindo proteção ou tratamento privilegiado".

Na tribuna, os senadores petistas Jorge Viana (AC) e Humberto Costa (PE) e o líder da bancada petista na Casa, Walter Pinheiro (BA), defenderam o ex-presidente. Para eles, por trás da denúncia contra Lula pode haver interesse de evitar a investigação do esquema de corrupção de Cachoeira. "O presidente Lula não é homem de chantagear ninguém", afirmou Viana. Sobre a representação da oposição, Pinheiro, líder da bancada petista, diz que a PGR tem que investigar também por que o ministro do STF demorou tanto a denunciar algo que agora ele e tantas pessoas julgam ser tão importante. (Colaborou Maíra Magro)