Título: Agora é fiscalizar os eleitos
Autor: Maciel, Alice
Fonte: Correio Braziliense, 16/10/2010, Política, p. 8

Depois da votação de 3 de outubro, papel dos eleitores passa a ser o de monitorar o trabalho dos seus representantes no Poder Legislativo

Depois de uma legislatura marcada por inúmeros escândalos, envolvendo deputados federais, estaduais e senadores, o eleitor, que acabou de ir às urnas para escolher seus novos representantes, deve estar se perguntando: o que fazer agora para fiscalizar o trabalho dos candidatos eleitos? Pela internet, por meio de sites do Ministério Público, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e até da Câmara dos Deputados, do Senado e das Assembleias Legislativas o cidadão pode acompanhar o desempenho dos parlamentares, denunciar, reivindicar os direitos, opinar e dar sugestões de projetos de lei. Para o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, o papel fundamental do eleitor é procurar se informar.

¿É comum dizer que o brasileiro vota mal. Mas de onde ele tira informações sobre os candidatos? A consciência do voto depende da qualidade da informação e, por isso, nosso papel é organizar e apresentar esses dados de forma inteligível para o eleitor, para que ele não fique perdido¿, diz. O projeto Excelências realizado pela ONG e disponível no site www.excelencias.org.br, é destacado pelo diretor como um meio para que o cidadão adquira informações sobre os parlamentares.

Na opinião do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, os brasileiros ainda não têm a cultura de participar da política do país, mas ele acredita que no futuro vai ser diferente. ¿As escolas hoje em dia estão ensinando mais sobre isso às crianças¿, afirmou. Segundo ele, à medida que os parlamentares tiverem consciência de que os cidadãos estão monitorando as suas ações, eles vão ficar mais preocupados na hora de cometer alguma irregularidade.

A Câmara dos Deputados tem o serviço ao cidadão. Basta um cadastro no site para o eleitor receber informações quinzenalmente via e-mail sobre os deputados federais de seu interesse. O Senado também dispõe de ferramentas para o cidadão acompanhar a atividade legislativa da Casa. Entre elas, está o Fale com o Senado, em que o internauta pode enviar sua mensagem e ter acesso a opiniões de outras pessoas por meio do Voz do Cidadão.

Ficha Limpa As assembleias legislativas não fogem dessa linha de comunicação com o cidadão. Elas oferecem ouvidorias e serviços para as pessoas mandarem mensagens, críticas, sugestões para os deputados. O ouvidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Wander Borges (PSB), afirmou que recebe todos os tipos de solicitação por meio da ouvidoria. ¿Desde sugestões para os deputados, informações em relação aos projetos em tramitação e ainda problemas pessoais¿, disse.