Título: Estatal fecha exportação para Chipre
Autor: Schüffner, Cláudia e Grabois, Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2006, Empresas, p. B7

A Petrobras fechou um contrato no valor de US$ 200 milhões com a Electricity Authority of Cyprus (órgão responsável pela suprimento de energia elétrica em Chipre) e vai exportar 3,4 milhões de barris de óleo combustível, equivalente a 550 mil toneladas, para geração de energia termoelétrica. O óleo exportado terá 1% de enxofre e segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o contrato tem validade de 14 meses, com início em dezembro.

"Não é o nosso primeiro contrato de longo prazo, mas é importante porque se trata do mercado europeu", disse o diretor. Ele explicou que a intenção é participar da próxima licitação da estatal do Chipre. Segundo o executivo, as exportações de petróleo pesado da Petrobras vão aumentar de 300 mil barris por dia para 500 mil barris diários até o fim do ano. O aumento das exportações de petróleo pesado deve-se basicamente à expansão da produção nacional da empresa.

Segundo o diretor, com o crescimento das vendas externas, a meta de superávit comercial da Petrobras, de US$ 3 bilhões, será alcançada neste ano. Se atingida a meta, será a primeira vez que a estatal terá um superávit comercial expressivo. Costa anunciou ainda que neste mês a Petrobras começará a operar uma nova unidade na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). A obra nessa refinaria, na qual a estatal tem como sócia a Repsol, permitirá um aumento na capacidade de refino de petróleo pesado no país. A capacidade de processamento da Refap, que era de 120 mil barris ao dia, aumentará para 190 mil barris diários. (*Do Valor Online)