Título: Volks lança programa de demissão voluntária no ABC
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2006, Empresas, p. B8

A Volkswagen decidiu pagar remuneração adicional para os funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) que aderirem voluntariamente à demissão. Quem entrar no programa até o dia 20 de novembro receberá 1,4 salário a mais por ano de trabalho.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, disse ontem em São Paulo que a suspensão do financiamento de R$ 497 milhões para a Volkswagen continua dependendo de uma resposta da montadora sobre seu plano de reestruturação. Segundo ele, a liberação do crédito está condicionada à decisão da Volks sobre a eventual necessidade de fechamento da fábrica do ABC, conforme já sinalizado pela empresa.

Na véspera do dia do lançamento do novo Polo, produzido em São Bernardo, a montadora consegue, assim, reverter o rumo da crise trabalhista que enfrenta no ABC. O impasse surgiu há duas semanas, quando 1,8 mil trabalhadores receberam cartas de demissão.

O pagamento extraordinário de 1,4 salário por ano de trabalho vale apenas para quem aderir até o dia 20, véspera do final da estabilidade no emprego, que protegeu os 12 mil funcionários da Volks em São Bernardo do Campo durante cinco anos.

Quem se inscrever no programa entre o dia 21 de novembro e fevereiro de 2007 terá direito a um valor menor, equivalente a um salário por ano de trabalho na empresa. Segundo o sindicato, o processo de ajuste envolve a eliminação de 3,1 mil vagas ao longo de três anos - 1,5 mil até novembro.

A Volkswagen evitou falar ontem sobre o resultado das negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que começaram na semana passada e que somaram mais de 100 horas. A montadora aguardará o resultado de uma assembléia marcada para quinta-feira, na qual os trabalhadores deverão aprovar ou não a proposta.

A assembléia deveria ocorrer hoje. Mas o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC suspendeu a reunião por entender que a proposta embute detalhes que precisam ser esclarecidos aos empregados.

Os sindicalistas chegaram a comentar ontem que o entendimento com a Volks embute projetos de fabricação de novos carros em São Bernardo do Campo. Se for confirmado, esse plano, que não está ainda esclarecido, serviria para desatar o principal nó da grande e mais antiga fábrica da Volks no Brasil.

A fábrica do ABC enfrenta um dos momentos mais críticos de ociosidade da sua história, prestes a completar 50 anos. A empresa ameaçou demitir entre 3,7 mil e 6 mil do total de 12 mil empregados e cogitou até fechar a fábrica.

Sem novos projetos de carros, a unidade tende a ser fechada logo que os modelos em produção - Polo, Kombi, parte da linha Gol e o Fox destinado à exportação para a Europa - deixarem de ser fabricados ou forem deslocados para outras duas fábricas da montadora.

O plano de enxugamento envolve as outras duas fábricas. Na unidade de Taubaté (SP), acordo com o sindicato local deu aval ao fechamento de vagas. A empresa ofereceu incentivo de 60% do salário por ano trabalhado para os empregados que saírem até o final de 2008. A idéia é eliminar 700 vagas. Até agora 160 já foram suprimidas.

Em São José dos Pinhais (PR), onde está a fábrica mais moderna da Volks, ainda não houve acordo, embora a empresa já tenha acenado com a idéia de eliminar 900 postos até o final de 2008.

O acordo fechado no ABC prevê ainda, segundo o sindicato, plano médico por três meses e fixa valores de participação nos lucros até 2008. (Com Valor Online)