Título: Mercado projeta inflação abaixo da meta para 2007
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2006, Brasil, p. A2

A pesquisa semanal do Banco Central de expectativas de mercado mostra que, pela primeira vez na história, os analistas econômicos estão projetando uma inflação menor do que a meta antes de o ano começar. A projeção mediana dos economistas do setor privado é uma variação de 4,4% no IPCA em 2007, pouco menor que a meta, de 4,5%.

Em 2006, já havia acontecido, também pela primeira vez, de os analistas projetarem uma inflação menor do que a meta. Mas isso se deveu a uma espécie de acidente de percurso. No início do ano, os analistas esperavam inflação exatamente na meta, também fixada em 4,5%. Choques positivos de oferta que aconteceram no decorrer do ano levaram os analistas a rever para baixo a inflação projetada - na mais recente projeção, divulgada ontem, a expectativa mediana é um IPCA de 3,32%, ante 3,63% na semana anterior.

Há algo de inédito, e potencialmente polêmico, em os analistas econômicos projetarem inflação abaixo da meta mesmo antes de o ano começar. O Banco Central deve, teoricamente, buscar sempre o centro da meta de inflação. Em 2006, há a justificativa de que deixou de fazê-lo porque o IPCA caiu no decorrer do ano, por eventos inesperados e não permanentes. Mesmo que quisesse corrigir os rumos, sua margem de manobra seria limitada, porque há uma defasagem de pelo menos nove meses para decisões de política monetária afetarem os preços, pelo canal da atividade econômica.

Desta vez, estamos diante de um ano que nem começou, e teoricamente as decisões de política monetária têm plenas condições para corrigir eventuais desvios da inflação em relação à meta. "A inflação corrente está muito baixa, e a inflação corrente sempre tem forte apelo na formação das expectativas do mercado", avalia o economista, Newton Rosa, da SulAmérica Investimento. "Mas existem riscos em relação ao cenário de 2007, como o fiscal, o que recomenda que o BC trabalhe com alguma folga."

O economista Elson Teles, da Concórdia Corretora, diz que a expectativa de inflação mais baixa em 2007 se deve à inércia positiva que está sendo carregada deste ano para o próximo. Para ele, a projeção do mercado abaixo da meta expressa sua tentativa de ler qual será a estratégia do BC. "O BC vai tender sempre a ser mais conservador, por isso o risco é para baixo", afirma.

Há sinais, nas estatísticas divulgadas pelo BC, que as projeções seguirão trajetória de queda nas próximas semanas. A expectativa dos Top 5 de médio prazo, que já estava em 4,4%, caiu para 4,3% na pesquisa divulgada ontem. Os Top 5 são os analistas que mais acertam nas suas projeções - que, normalmente, indicam o caminho que será seguido pelos demais nas semanas seguintes.

Outro indicador importante de tendência é que a média (soma de todas as projeções, dividida pelo número de projeções) projetada pelo mercado continua em queda, passando de 4,43% para 4,43%. A média costuma apontar a tendência que será seguida pelas expectativas de mercado, que são medidas com base na mediana (percentual que está no centro do conjunto de projeções do mercado). O mercado vê algo de permanente na queda da inflação. Para 2008, espera inflação de 4,5%, em cima da meta; para os dois anos seguintes, espera 4,3% e 4,25%, respectivamente.