Título: Presidente pode perder mais tempo na TV
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2006, Política, p. A7

O presidente Lula corre sério risco de perder mais 2min29s de tempo em sua campanha na TV. O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu, ontem, liminar em ação movida pelos advogados do candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, reconhecendo que Lula invadiu o horário eleitoral do candidato do PT ao governo do Paraná, Flávio Arns.

Não é a primeira vez que o presidente Lula é derrotado por invadir o tempo do candidatos petistas nos estados. O TSE já o condenou por invasões nos horários destinados aos candidatos do PT em São Paulo (Aloizio Mercadante), Minas Gerais (Nilmário Miranda), Distrito Federal (Arlete Sampaio) e Paraíba (Zé Maranhão).

Os ministros do TSE concluíram que o presidente está usando o tempo destinado aos candidatos aos governos locais. Marcelo Ribeiro destacou que os candidatos à Presidência têm sua propaganda veiculada nas terças, quinta e sábados, enquanto os postulantes aos governos dos estados aparecem nas segundas, quartas e sextas-feiras. "Logo", concluiu Ribeiro, "o candidato favorecido (Lula) acaba realizando propaganda eleitoral todos os dias, com real chance de desequilibrar o pleito eleitoral". Somente depois do julgamento pelo plenário da campanha paranaense é que Lula poderá perder efetivamente o tempo de TV.

A campanha de Lula obteve uma vitória, ontem, contra a candidata do P-SOL, Heloísa Helena. O ministro Marcelo Ribeiro proibiu Helena de exibir imagens da demissão de trabalhadores da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Ele alegou que a Lei Eleitoral (nº 9.504) proíbe o uso de cenas externas ou de recursos de computação gráfica.