Título: Governo de Goiás vê motivação eleitoral no BB
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2006, Política, p. A8

O governo de Goiás e a coordenação da campanha do governador Alcides Rodrigues (PP) à reeleição suspeitam de motivação política para o repentino cancelamento, pelo Banco do Brasil, da exposição de gravuras de Pablo Picasso que seria inaugurada amanhã em Goiânia e ficaria dez dias aberta ao público. Rodrigues é candidato do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), concorrente ao Senado. Os dois apóiam a candidatura do tucano Geraldo Alckmin à Presidência da República. O senador licenciado Maguito Vilela (PMDB), principal adversário de Rodrigues, é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mostra "Pablo Picasso: Paixão e Erotismo", do Circuito Cultural do Banco do Brasil, seria a primeira grande exposição do Centro Cultural Oscar Niemeyer, construído por Perillo. Na quarta-feira, dia 6, chegou a Goiânia o caminhão com as gravuras, que começaram a ser descarregadas no Museu de Arte Contemporânea do centro cultural. Por determinação dos responsáveis pela exposição, uma parede interna do museu havia sido pintada de vermelho e uma estrutura de ferro, montada.

"De repente, veio uma ordem do BB mandando suspender a exposição. Até agora, não tive explicação convincente. O motivo é uma incógnita. Como não me deram uma explicação plausível, posso pensar qualquer coisa, inclusive que foi motivação política, retaliação política por injunção das forças que apóiam o presidente Lula no Estado", afirmou o professor Nasr Chaul, presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel).

O centro cultural, que custou cerca de R$ 60 milhões, é um conjunto de quatro blocos, com biblioteca de três andares para 100 mil livros, restaurante panorâmico, seis lojas, dois cinemas em fase de conclusão, esplanada cultural para 50 mil pessoas, um museu de arte contemporânea com duas galerias, um monumento aos direitos humanos e um Palácio da Música com capacidade para 1,5 mil pessoas em mesas ou 3 mil em cadeiras.

Para justificar a desconfiança da motivação política por trás do cancelamento da exposição, o coordenador-geral da Coligação do Tempo Novo (PP/PSDB), Fernando Cunha, considerou "sintomáticos" os encontros de Lula com pemedebistas de Goiás nos últimos dias, em Goiânia e Anápolis.

"Essa é uma ilação totalmente infundada. O governo do Estado está vendo fantasmas. Somos a favor da cultura e não contra. Gostaríamos que esse centro, já que foi construído, não fosse apenas um monumento inativo", afirmou o supervisor estratégico da campanha do senador licenciado Maguito Vilela (PMDB), candidato ao governo com apoio do prefeito de Goiânia, Iris Resende (PMDB). Ambos são aliados de Lula.

A assessoria de imprensa do Banco do Brasil confirma que a instituição de fato começou a descarregar em Goiânia a exposição de Picasso, suspendendo o trabalho. Mas nega que tenha havido motivação política. "O BB não interfere em questões políticas, e não comenta as discussões que estão ocorrendo entre políticos do Estado", disse Carlos Alberto Barretto de Carvalho, da diretoria de marketing e comunicações do BB.

Segundo ele, a exposição foi adiada por questões de agenda. As exposições do circuito cultural do BB, explicou, ocorrem paralelamente à apresentação de outros artistas locais e nacionais. Artistas que já tinham confirmado a presença cancelaram de última hora, o que obrigou o BB a adiar os seus planos de montar a exposição em Goiânia. "A cidade continua dentro dos nossos planos", disse. "Vamos encaixar uma data em outubro ou em janeiro."